Home NotíciasBHUFMG pede doações para estudantes carentes utilizarem o ensino remoto

UFMG pede doações para estudantes carentes utilizarem o ensino remoto

ufmg reitoria ensino

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) iniciou uma campanha de doações para que estudantes carentes possam usufruir das aulas à distância, nova realidade para o segundo semestre. O objetivo é arrecadar equipamentos ou dinheiro para que todos possam iniciar as aulas no que foi chamado de ERE (Ensino Remoto Emergencial), por conta da Covid-19, que começará no dia 3 de agosto.

O auxílio será destinado aos alunos de primeira graduação – regularmente matriculados e frequentes – classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III (nessa ordem) em Belo Horizonte e em Montes Claros, no Norte de Minas. A iniciativa é conduzida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pela Fump (Fundação Universitária Mendes Pimentel).

Leia mais: Pousadas e lojas fechadas! Serra do Cipó recua após aumento de casos da Covid-19

Inclusão digital

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, a UFMG abriu quatro chamadas para inclusão digital destinadas a estudantes de graduação e de pós-graduação para as quais serão utilizados recursos do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil) e da própria Universidade.

“Essa campanha se soma aos esforços da UFMG, já que nossos recursos são limitados pelas restrições orçamentárias, e é preciso garantir a esses estudantes condições de acompanhar as atividades que serão realizadas”, defende Tarcísio Vago.

Leia mais: ‘Festa Covid’: Vídeo mostra cusparada de álcool em baladeiros

“Assim como a sociedade civil e várias instituições acolheram com enorme carinho nossa campanha de apoio aos hospitais, recorremos mais uma vez à solidariedade da nossa comunidade e da sociedade”, justifica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “Tenho a certeza de que o nosso apelo será bem recebido.”

Cenário

A UFMG tem 7.517 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contemplados por sua política de assistência estudantil. Desses, 2.828 estão na faixa de renda familiar per capita de até meio salário mínimo e 3.051, entre meio e um salário mínimo, segundo informa a professora Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, presidente da Fump. “Esse é o grupo prioritário de nossa campanha em um momento em que as fragilidades financeiras têm-se intensificado”, afirma a presidente.

“Participar dessa campanha é uma atitude cidadã em favor de uma universidade pública e diversa, realmente democrática e igualitária. O valor concedido aos alunos por meio de auxílio financeiro será de R$ 1.500, mas o doador pode escolher o valor mais confortável para a doação. O importante é a contribuição”, salienta.

“Sabemos das dificuldades adicionais que esse momento trará aos estudantes assistidos e contamos uma vez mais com a sensibilidade de nossa comunidade acadêmica”, reforça Sandra Bianchet.

Como doar

As doações podem ser de equipamentos (notebook ou computador “desktop”) ou de recursos financeiros.

No caso dos notebooks e desktops, a recomendação é que os equipamentos tenham a configuração “Core 2 Duo, 4GB, 500 HD / 120 SSD”, com tela de, no mínimo, 14 polegadas. Essas condições atendem às necessidades tecnológicas exigidas pelo ensino remoto emergencial.

A Fump receberá as doações em sua sede, localizada na avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, às terças-feiras, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Também serão recebidos equipamentos periféricos como teclados, mouses e caixas de som. Os doadores podem agendar a entrega pelo e-mail comunica@fump.ufmg.br.

As contribuições financeiras, por sua vez, podem ser feitas por meio de uma das contas da Fump: Banco do Brasil (agência 1615-2, conta corrente 22.942-30) ou Banco Santander (agência 4546, conta corrente 13.004008-3). O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69.

A prestação de contas referente ao emprego dos recursos arrecadados será publicada no site da Fump, onde também estão disponíveis mais informações sobre a campanha. O interessado também pode escrever para comunica@fump.ufmg.br. As informações sobre a iniciativa também estão disponíveis em uma área exclusiva do UFMG Coronavírus.

Com UFMG

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários