Voluntários distribuem lanche para pacientes e profissionais da saúde

varal solidario contagem
Varal Solidário foi realizado na UPA JK (Thomaz Albano/Arquivo pessoal)

Um afago e uma delicadeza em meio à pandemia. Essa é a proposta do Varal Solidário, que leva lanche e carinho a pacientes e profissionais da saúde em todas as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Contagem, na região metropolitana de BH. Neste fim de semana, foi a vez da UPA JK ser contemplada pelos voluntários – e mais três unidades receberão o nobre gesto até o fim deste mês.

“Iniciativa muito bacana, traz conforto para as pessoas que estão ali dentro precisando de ajuda, estão carentes esperando atendimento médico. Às vezes a pessoa está sem dinheiro, sem condição de comprar um lanche aqui fora”, diz a auxiliar de cozinha Vanderleia Silva, que acompanhou a ação realizada neste sábado (11) na UPA JK.

varal solidario contagem
Voluntários preparam kits (Thomaz Albano/Arquivo pessoal)

Das 10h30 às 13h30, um varal com kits de lanche foi erguido em torno a unidade. Quem estivesse faminto, era só passar e pegar. Mais tarde, das 18h30 às 20h, o ato foi realizado novamente para focar nos profissionais da saúde que se dedicaram ao plantão do dia e aqueles que acabaram de chegar para o plantão noturno.

“O Varal Solidário veio para acolher essas famílias e pessoas que estão passando por problemas de saúde. Não tem restaurantes abertos por perto e existe a dificuldade para comprar mesmo se tiver dinheiro. Recebemos gratidão das pessoas e familiares que aguardam dentro da UPA e sentimos extrema necessidade de continuar com a ação”, avalia Gisela Camargos, líder do projeto Transformar Contagem.

varal solidario contagem
Kit lanche é distribuído a pacientes, familiares e profissionais da saúde (Thomaz Albano/Arquivo pessoal)

Novos gestos

O gesto já tem data para ser realizado novamente: na próxima quarta-feira (15), no sábado que vem (18) e no dia 25, um sábado também. Quem quiser participar do movimento, só fazer contato pelas redes sociais através da conta @transformarcontagem ou pelo WahtsApp (31) 98865-1298.

Pendurar os kits em uma corda e disponibilizá-los para quem quiser pegar é uma alternativa de diminuir-se o contato na distribuição e fortalecer as regras de distanciamento social como medida preventiva para o novo coronavírus.

varal solidario contagem
Todas as UPAs de Contagem serão contempladas (Thomaz Albano/Arquivo pessoal)

Faixas e cartazes com orientações quanto à higienização das mãos, o uso da máscara e a recomendação do distanciamento social fazem parte da ação. A finalidade é conscientizar os participantes e também realizar um evento seguro.

O Varal Solidário é promovido por uma rede de parceiros: projeto Transformar Contagem, Secretaria de Saúde de Contagem, UPA JK, Rotary de Contagem, e-Missão, Lixo Zero, Guarda Municipal e Movimenta Contagem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!