Futuro da mobilidade

Esse é o nome de um estudo desenvolvido pelo futurólogo Ray Hammond a pedido da Allianz Seguradora. O pesquisador mostra que a tecnologia avançada em carros autônomos transformará a segurança e os veículos se tornarão mais uma plataforma de software. Em seu estudo, Ray mostra que até 2040, o número de acidentes fatais nas estradas será próximo de zero, enquanto os acidentes de trânsito nas cidades sofrerão uma significativa redução.

Mercedes-Benz VISION EQS (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Essas são algumas das previsões que o estudo traz, tendo em vista a adoção de veículos autônomos e o surgimento de ruas e rodovias inteligentes. Essa nova realidade transformará a infraestrutura urbana e será capaz de tornar a mobilidade em todo o mundo mais limpa, mais segura e mais eficiente do que nunca.

Leia também: Kawasaki tecnológica

Como parte da série “O mundo em 2040”, encomendada pela Allianz Partners e de autoria do futurólogo de renome internacional Ray Hammond, o estudo antecipa as necessidades das pessoas nas próximas décadas.

Quatro grandes tendências

Segundo ele, existem quatro grandes tendências que estão moldando o futuro dos automóveis e levando os governos a intervir imediatamente: o rápido aumento da poluição do ar urbano; as alterações climáticas; o custo decrescente da geração de energia renovável; e os desenvolvimentos na tecnologia de carros elétricos.

(Foto: Volkswagen/Divulgação)

E, nesta linha, ele elenca as principais tendências que, coletivamente, revolucionarão este cenário até 2040:

Avanços na tecnologia e impacto na segurança

A melhor notícia é que com o avanço da tecnologia, o número de acidentes de trânsito e fatalidades na estrada diminuirão.

Leia também: Teste do Onix Premier

A tecnologia “driver-assist”, como freio automático, detecção de pedestres, aviso de colisão, avisos de saída de faixa, detecção de ponto cego e monitoramento de alerta do motorista, ajudará o público em geral a aprender sobre as fases de desenvolvimento da direção autônoma e demonstrará que os veículos autônomos serão realmente muito mais seguros do que carros dirigidos por humanos.

Os veículos de carga, como caminhões, serão autônomos, permitindo o controle manual quando um veículo precisar fazer uma viagem rural a uma área que não possui estradas inteligentes e infraestrutura.

Empresas de tecnologia como Apple, Google e Uber poderão competir no futuro do transporte com os atuais fabricantes automotivos, já que os carros serão construídos em torno de TI e software.

Leia também: O exemplo da Califórnia

Alterações na propriedade do automóvel e no comportamento do consumidor em mobilidade

A maioria dos habitantes das cidades não terá mais um carro particular, mas se tornará um assinante da mobilidade.

Para viagens curtas, os moradores se adaptarão cada vez mais às bicicletas elétricas, patinetes e scooters, fornecidos por empresas de compartilhamento.

Leia também: Ford com Mahindra

Dentro de veículos sem motorista, os passageiros poderão usar o tempo de viagem para trabalhar, se divertir, dormir, socializar (local e remotamente), fazer viagens virtuais ou estudar.

(Foto: Audi/Divulgação)

Mudança nos motores

Veículos movidos a combustível fóssil cederão seus lugares aos carros elétricos.

Os táxis elétricos sem motorista atenderão às necessidades de transporte público, levando os passageiros ao seu destino por um preço equivalente às tarifas de ônibus atuais.

Leia também: Pajero Sport 2021

(Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Sistemas de segurança

Será vital que sistemas fortes de segurança cibernética sejam incorporados às redes de tráfego rodoviário para evitar que veículos e estradas possam ser interrompidos.

É provável que, em 2040, os guardas de trânsito sejam substituídos pela segurança cibernética, que se concentrará em manter as estradas e todas as formas de transporte automotivo protegidas contra interferências maldosas ou criminais.

Leia também: O nascimento dos leões

Impactos a longo prazo

O relatório destaca o impacto que o aumento da urbanização, as preocupações ambientais, a tecnologia, os padrões de mudança na propriedade de carros e o comportamento do motorista terão a longo prazo na indústria automotiva.

O relatório completo “Mobilidade do futuro” está disponível para leitura aqui: https://www.allianz-partners.com/en_US/press-and-media/reports/mobility-of-the-future.html

Acesse nosso site Acelera Ai

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!