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Futuro da mobilidade

Esse é o nome de um estudo desenvolvido pelo futurólogo Ray Hammond a pedido da Allianz Seguradora. O pesquisador mostra que a tecnologia avançada em carros autônomos transformará a segurança e os veículos se tornarão mais uma plataforma de software. Em seu estudo, Ray mostra que até 2040, o número de acidentes fatais nas estradas será próximo de zero, enquanto os acidentes de trânsito nas cidades sofrerão uma significativa redução.

Mercedes-Benz VISION EQS (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)
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Essas são algumas das previsões que o estudo traz, tendo em vista a adoção de veículos autônomos e o surgimento de ruas e rodovias inteligentes. Essa nova realidade transformará a infraestrutura urbana e será capaz de tornar a mobilidade em todo o mundo mais limpa, mais segura e mais eficiente do que nunca.

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Como parte da série “O mundo em
2040”, encomendada pela Allianz Partners e de autoria do futurólogo de
renome internacional Ray Hammond, o estudo antecipa as necessidades das pessoas
nas próximas décadas.

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Quatro grandes tendências

Segundo ele, existem quatro grandes tendências que estão moldando o futuro dos automóveis e levando os governos a intervir imediatamente: o rápido aumento da poluição do ar urbano; as alterações climáticas; o custo decrescente da geração de energia renovável; e os desenvolvimentos na tecnologia de carros elétricos.

(Foto: Volkswagen/Divulgação)

E, nesta linha, ele elenca as principais tendências que, coletivamente, revolucionarão este cenário até 2040:

Avanços na tecnologia e impacto na segurança

A melhor notícia é que com o avanço da tecnologia, o número de acidentes de trânsito e fatalidades na estrada diminuirão.

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A tecnologia “driver-assist”, como
freio automático, detecção de pedestres, aviso de colisão, avisos de saída de
faixa, detecção de ponto cego e monitoramento de alerta do motorista, ajudará o
público em geral a aprender sobre as fases de desenvolvimento da direção
autônoma e demonstrará que os veículos autônomos serão realmente muito mais
seguros do que carros dirigidos por humanos.

Os veículos de carga, como caminhões, serão
autônomos, permitindo o controle manual quando um veículo precisar fazer uma
viagem rural a uma área que não possui estradas inteligentes e infraestrutura.

Empresas de tecnologia como Apple, Google e
Uber poderão competir no futuro do transporte com os atuais fabricantes
automotivos, já que os carros serão construídos em torno de TI e software.

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Alterações na propriedade do automóvel e no comportamento do consumidor em mobilidade

A maioria dos habitantes das cidades não terá
mais um carro particular, mas se tornará um assinante da mobilidade.

Para viagens curtas, os moradores se adaptarão cada vez mais às bicicletas elétricas, patinetes e scooters, fornecidos por empresas de compartilhamento.

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Dentro de veículos sem motorista, os passageiros poderão usar o tempo de viagem para trabalhar, se divertir, dormir, socializar (local e remotamente), fazer viagens virtuais ou estudar.

(Foto: Audi/Divulgação)

Mudança nos motores

Veículos movidos a combustível fóssil cederão
seus lugares aos carros elétricos.

Os táxis elétricos sem motorista atenderão às necessidades de transporte público, levando os passageiros ao seu destino por um preço equivalente às tarifas de ônibus atuais.

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(Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Sistemas de segurança

Será vital que sistemas fortes de segurança
cibernética sejam incorporados às redes de tráfego rodoviário para evitar que
veículos e estradas possam ser interrompidos.

É provável que, em 2040, os guardas de trânsito sejam substituídos pela segurança cibernética, que se concentrará em manter as estradas e todas as formas de transporte automotivo protegidas contra interferências maldosas ou criminais.

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Impactos a longo prazo

O relatório destaca o impacto que o aumento da urbanização, as preocupações ambientais, a tecnologia, os padrões de mudança na propriedade de carros e o comportamento do motorista terão a longo prazo na indústria automotiva.

O relatório completo “Mobilidade do futuro” está disponível para leitura aqui: https://www.allianz-partners.com/en_US/press-and-media/reports/mobility-of-the-future.html

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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