Muito além da dieta: A importância da Nutrição para uma vida saudável

Importância da Nutrição vai muito além da dieta e profissionais atuam em escolas, restaurantes, indústrias de alimentos, academias, postos de saúde, hospitais, entre outros (Divulgação/CRN-9/Stockphotos + Freepik + Pexels)

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

Muitas pessoas não sabem, mas o trabalho do nutricionista vai muito além da prescrição de dietas e está diretamente ligado ao processo de saúde e bem-estar em todas as fases da vida da população.

A busca por uma alimentação adequada e de qualidade pode ser vista em escolas, restaurantes, indústrias de alimentos, academias, postos de saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), hospitais, entre outros. Os desafios são inúmeros e o profissional precisa se dedicar muito para orientar e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.

Este é o caso de Cristiane Eduardo Moreira, nutricionista responsável técnica em um hospital particular, na cidade de Itabirito (MG). A jornada dela é dupla: cuida da alimentação dos pacientes internados e de todo o Serviço de Nutrição e Dietética (planejamento de cardápios, supervisão da produção de refeições, gestão da equipe e muitas outras atividades).

Apaixonada pelo o que faz, Cristiane conta que o seu olhar começou a mudar para o próprio trabalho após a visita de uma fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN-9). “A fiscal do Conselho me orientou e apontou vários itens que eu poderia melhorar no hospital. Ela me indicou vários materiais para leitura, inclusive legislações. Essas orientações trazidas foram essenciais para a minha atuação”, destaca a nutricionista com 11 anos de experiência profissional.

Resultado de excelência

Depois da visita da fiscal do CRN-9, o trabalho de Cristiane nunca mais foi o mesmo. A nutricionista estudou muito, se atualizou e melhorou várias práticas no hospital onde trabalha. E foi então que ela ficou sabendo sobre o projeto “Nutricionista 5 Estrelas”, uma iniciativa do Conselho de Nutricionistas de Minas Gerais que reconhece o trabalho diferenciado dos profissionais da Nutrição, após a avaliação de vários critérios. Era a chance de Cristiane verificar se ela estava no caminho certo.

Após alguns meses de espera e muita dedicação, o resultado positivo veio: Cristiane foi reconhecida pelo CRN-9 como uma profissional 5 Estrelas. A nutricionista recebeu o certificado em fevereiro de 2020 e se emocionou muito. “As pessoas precisam entender que a fiscalização não tem o intuito de punir, mas sim de apoiar. Eu fui orientada adequadamente e a partir daí busquei melhorar o meu trabalho. A fiscal me mostrou o caminho certo”, destaca.

O CRN-9 e a missão de cuidar da sua saúde

Quando falamos sobre Conselho ou fiscalização, muitas pessoas fazem associações equivocadas. O que muita gente não sabe é que o Conselho de Nutricionistas, por meio do setor de Fiscalização, trabalha para proteger a sociedade. É isso mesmo! As fiscais do CRN-9 orientam os profissionais de Nutrição em Minas Gerais para que eles possam desempenhar as suas atividades com qualidade e, desta forma, garantir que a população tenha uma alimentação adequada e saudável.

O propósito do CRN-9 é levar mais saúde e qualidade de vida para a sociedade. De 2017 até abril de 2020, mais de 330 municípios receberam as visitas da equipe da Fiscalização do Conselho, orientando e contribuindo para o trabalho dos nutricionistas mineiros. Os desafios são inúmeros, mas a entidade trabalha cada vez mais para fortalecer a Nutrição em Minas Gerais e levar saúde para você e a sua família.

Acesse o site crn9.org.br (CLIQUE AQUI) e saiba mais.