Kalil sinaliza reabertura e pede perdão a comerciantes e desempregados

shopping uai bh comercio fechado
Comércio considerado não essencial está fechado desde o dia 29 (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), sinalizou, nesta segunda-feira (13), que deve autorizar a reabertura do comércio na cidade, já que os protocolos estão em fase final de preparação. O chefe do Executivo municipal ainda pediu perdão aos comerciantes e às pessoas que estão desempregadas.

“Ordenei uma reunião com os comerciantes na quarta-feira (15). Os protocolos estão ficando prontos. Isso [fechamento da cidade] não é infinito”, disse Kalil, em uma live transmitida nas redes sociais no início desta noite. Desde o dia 29 de junho, apenas os segmentos considerados essenciais têm a abertura permitido – bares, restaurantes e afins podem funcionar, desde que apenas com os regimes de delivery e retirada.

Comércio em BH:

  • 20/3 a 24/5 (66 dias): comércio fechado
  • 25/5 a 7/6 (14 dias): primeira onda de flexibilização
  • 8/6 a 28/6 (21 dias): segunda onda de flexibilização
  • desde 29/6: comércio fechado

Apesar de anunciar a reunião com os comerciantes, o prefeito não detalhou sobre os protocolos “que estão ficando prontos” nem mesmo quando começaria a reabertura. Até o início desta atual fase, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciava, toda sexta-feira, como seriam as regras do comércio na semana seguinte.

Desde o atual regime, que já entra na sua terceira semana, no entanto, a administração municipal suspendeu os anúncios às sextas-feiras. Segundo o Governo de Minas, o pico de contaminação de Covid-19 está previsto para a próxima quarta-feira (15). Cidade mais populosa do Estado, BH é também onde concentra o maior número de casos confirmados: 10.348.

‘Não adianta pressão’

Kalil comparou o número de mortes de Belo Horizonte com o das capitais da região Sudeste para enaltecer o trabalho realizado até o momento. “São Paulo teve mais de 8 mil mortos, o Rio de Janeiro mais de 7 mil. Vitória, que é quase do tamanho do Barreiro, 296. Em BH alcançamos o triste número de 270 mortes e isso tem um motivo”.

“Nós copiamos o que o mundo inteiro está fazendo. Copiamos o que deu certo. Quem abriu antes da hora, é só ver [os resultados na] TV. Mataram gente por pressão”, completou.

O prefeito de BH pediu perdão às pessoas que tiveram que fechar seus comércios e àquelas que perderam o emprego por conta das medidas tomadas pela PBH. “Vocês me perdoem, comerciantes e desempregados, mas nós vamos arrumar tudo de novo”.

Mais adiante, Kalil voltou a se dirigir aos comerciantes. “Volto, humildemente, a pedir desculpas. Não adianta pressão. Nossos número estão melhorando e vão melhorar. Quarta-feira os empresários serão chamados”, disse, sinalizando para uma possível reabertura.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!