Policial pisa e se ajoelha no pescoço de mulher negra em abordagem em SP

policial pisa pescoço mulher
A mulher conta que chegou a desmaiar quatro vezes (TV Globo/Reprodução)

Uma cena de violência policial registrada no Brasil foi exibida no Fantástico, nesse domingo (12), e causou revolta. No vídeo, um policial militar de São Paulo aparece pisando no pescoço de uma mulher negra, já deitada no chão, para imobilizá-la. “Quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço”, declarou a mulher, de 51 anos.

A vítima é comerciante e vive com a renda um pequeno bar. Ela precisou ser levada ao hospital após a abordagem agressiva do policial, já que estava com ferimentos no rosto e nas costas, e teve a perna quebrada. A cena ocorreu no dia 30 de maio, depois que um cliente ligou o som no carro e a polícia foi acionada pelos vizinhos. A mulher contou que viu um policial agredindo um amigo, e pediu para que ele parasse. Segundo ela, o agente a empurrou contra a grade, deu três socos e uma rasteira, que quebrou a perna dela.

Violência

Os policiais alegam que foram atacados com uma barra de ferro e que estavam se defendendo. No vídeo, pessoas que estavam na rua aparecem gritando e pedindo para que o agente parasse com a agressão. “Ela é mulher, moço”, gritou uma mulher. A vítima revelou que chegou a desmaiar quatro vezes, depois do policial pisar nela, arrastá-la pelo asfalto e colocar o joelho em cima do pescoço e das costelas dela. “Quando eu acordei, já estava jogada na outra calçada do bar”, lamentou.

Ela foi levada à delegacia e ficou presa até o dia seguinte ao episódio. Um mês depois, ela passou por uma cirurgia na perna e levou 16 pontos. Viúva, com cinco filhos e dois netos, ela nega que tenha atacado os policiais com uma barra de ferro. 

Outro lado

A PM (Polícia Militar) informou que os dois policiais ficarão afastados durante a apuração do caso. A Secretaria de Estado de Segurança informou que não compactua com esse tipo de procedimento.

Na noite desse domingo, após a exibição da reportagem do Fantástico, o governador de São Paulo, João Doria, lamentou a situação no Twitter. “As cenas exibidas no Fantástico causam repulsa. Inaceitável a conduta de violência desnecessária de alguns policiais”, escreveu.

George Floyd

Nas redes sociais, internautas relacionaram o caso de violência policial à cena do assassinato do norte-americano George Floyd. O homem morreu no dia 25 de maio, após um policial ficar mais de 8 minutos ajoelhado no pescoço dele. O episódio gerou uma onda de protestos em várias regiões dos Estados Unidos (relembre aqui).

“Esse caso do PM em cima do PESCOÇO de uma MULHER NEGRA é muito simbólico, logo após o caso George Floyd. Mostra claramente o lado que boa parte da polícia está, quando se trata de agressão e racismo”, escreveu um internauta.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!