‘Custa R$ 0,00’: Brasileiros se unem para divulgar pequenos negócios

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Movimento ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta (Reprodução/Twitter/@joaoPed1201)

Com a pandemia da Covid-19 e o agravamento da crise econômica no Brasil, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos repentinamente e se viram obrigadas a recorrer a meios alternativos para ganhar algum dinheiro. Vários setores foram prejudicados, entre eles o artístico. E é justamente para ajudar essas pessoas que surgiu o fenômeno “Custa R$ 0, 00”.

Na tarde desta quarta-feira (15), o termo ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, que foi utilizado como uma grande vitrine para expor trabalhos de fotógrafos, ilustradores, poetas e outros artistas que foram prejudicados pela pandemia. A proposta é simples: se você também precisou cortar gastos e não pode comprar os produtos, ajudar com a divulgação não custa nada.

A divulgação ajuda a dar visibilidade aos trabalhos produzidos por este setor, que foi um dos primeiros a ter as atividades suspensas por causa do coronavírus e será um dos últimos a retornar. O “Custa R$ 0,00” foi utilizando justamente para destacar a importância da divulgação, já que, Mesmo que não consigam vender suas produções, por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, o artista consegue aumentar seu público e voltar com mais força quando for possível.

E o movimento não se limitou ao setor das artes. À medida em que ganhava popularidade na rede social, o “Custa R$ 0,00” passou a ser utilizado para divulgar os trabalhos de pequenos produtores de doces, youtubers e vários tipos de pequenos e médios negócios. O espaço chegou a ser utilizado até mesmo para expor dicas de profissionais da saúde e para divulgar debates políticos.

Confira abaixo alguns dos projetos de Belo Horizonte e região que foram divulgados no espaço – e ajude os que estiverem perto de você!

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

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