EUA anunciam avanço para fase final de vacina contra Covid-19

tubos sangue luvas
Os resultados preliminares foram divulgados em um periódico científico (IMAGEM ILUSTRATIVA/Envato)

Um dia após a Rússia divulgar resultados “promissores” no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 (leia aqui), os Estados Unidos também informaram que tiveram sucesso nos testes para a imunização. A empresa norte-americana Moderna informou, nessa terça-feira (14), que vai avançar para a terceira fase de desenvolvimento da vacina.

A empresa de biotecnologia publicou os resultados no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra e espera começar a terceira fase no dia 27 de julho, quando 30 mil moradores dos Estados Unidos serão cobaias. Alguns participantes receberão uma dose de 100 microgramas do imunizante, e outros receberão um placebo.

De acordo com a publicação científica, 100% dos participantes da primeira fase desenvolveram anticorpos neutralizantes do vírus. As cobaias foram 45 pessoas “saudáveis”, de 18 a 55 anos. Elas receberam doses de 100 e 50 microgramas do imunizante, além do placebo.

Todos os pacientes que passaram pelas fases 1 e 2 apresentaram reações à vacina, consideradas comuns, como fatiga, arrepios, dor de cabeça e mialgia. O objetivo do estudo é saber se a vacina é capaz de evitar a infecção pelo novo coronavírus Sars-Cov-2 ou, mesmo se o contágio ocorrer, se ela será capaz de evitar que a pessoa desenvolva sintomas.

Vacina russa

A Rússia havia anunciado, no último domingo (12), que também havia avançado no desenvolvimento de uma vacina e que já espera colocar uma pequena quantidade do imunizante em circulação já em agosto. Segundo a Universidade Sechenov, os primeiros resultados, obtidos após um teste em dois grupos de 38 voluntários, iniciado em 18 de junho, são satisfatórios.

Ao contrário da pesquisa norte-americana, não foram publicados estudos ou artigos científicos sobre a pesquisa e o desenvolvimento da vacina. Ainda assim, o diretor do Instituto de Medicina e Biotecnologias da universidade, Vadim Tarasov, garante que os primeiros testes foram concluídos com sucesso.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!