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‘Novo normal’: PBH divulga restrições em caso de reabertura de atividades ainda vetadas na capital

shopping bar

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) apresentou, nesta quarta-feira (15), protocolos que estipulam como devem funcionar diversos setores do comércio, como bares e shoppings, por exemplo, em caso de reabertura das atividades que ainda seguem fechadas na cidade por conta da pandemia de Covid-19. O objetivo da divulgação é informar os comerciantes para que eles possam se preparar e estar de acordo com as regras do “novo normal”.

Apesar da existência dos protocolos, é importante ressaltar que somente as atividades consideradas essenciais estão autorizadas a funcionar na capital. Diante de uma possível reabertura, o documento impõe restrições que devem alterar a interação entre as pessoas e os espaços em que circulam.

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Entre as novidades do “novo normal” estão: em bares e restaurantes, serão permitidas apenas duas pessoas por mesas. Já em lojas de vestuário, a utilização de provadores deve ser extinta. Nos shoppings, os impedimentos devem ser ainda mais rigorosos, com cinemas e atividades de recreação e entretenimento totalmente vedados. O mesmo vale para eventos e campanhas com potencial para provocar aglomerações.

“Tivemos uma reunião produtiva com o comércio. Passamos a situação da pandemia na cidade para eles. Este mês está mais acelerado o número de casos. A gente tem que acompanhar e esperar o número descer ou estabilizar para flexibilizar. Basicamente é isso”, disse André Reis, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, em coletiva.

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Sem data

É importante destacar que a prefeitura não estipulou uma data para a flexibilização dos demais setores do comércio. Tudo vai depender dos indicadores da pandemia do novo coronavírus. Até esta quarta, BH tem 12.231 casos confirmados de Covid-19 e 297 mortes. Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a doença estão com 86% de ocupação e os de enfermaria com 74%.

“Do ponto de vista de flexibilização, estes protocolos só poderão ser aplicados na prática quando acharmos que existe chance. Como estamos com saturação nos leitos, não podemos prever data. Dois, dos três indicadores, estão no vermelho, e um no amarelo. Os protocolos só serão aplicados quando os indicadores permitirem”, explica o médico infectologista Estêvão Urbano que integra o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19.

Protocolos

Os protocolos de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, de atividades no formato drive-in, do segmento de vestuários, e de shopping centers, centros de comércios e galerias de lojas da capital foram construídas a partir do diálogo constante e das sugestões enviadas por cada segmento, ajustadas de acordo com critérios apontados pela Vigilância Sanitária e pelo Comitê da PBH.

Confira alguns itens dos procolos e como será o “novo normal” quando as atividades receberem o aval da prefeitura para funcionar:

Bares, restaurantes e lanchonetes

  • Capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7 m², incluindo os funcionários.
  • Aferir as temperaturas de clientes e funcionários por termômetro digital infravermelho antes da entrada no estabelecimento.
  • Privilegiar a disposição dos clientes em área externa do estabelecimento e/ou em locais com maior ventilação.
  • Uma mesa a cada 6,5 m², respeitado o distanciamento mínimo de 2,5 m entre mesas, com no máximo duas cadeiras por mesa.
  • Máximo de duas pessoas por mesa.
  • É admitido o uso das calçadas para disposição de mesas mediante licenciamento junto ao município e isolando-se a área para evitar aglomeração e circulação.
  • Vedado o modelo de self-service. Admite-se serviço com buffet com isolamento dos alimentos em relação aos consumidores e montagem do prato por profissional do estabelecimento devidamente paramentado.
  • Proibida a abertura de espaços de entretenimento infantil (kids) ou área de lazer, caso o estabelecimento possua.
  • Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho. Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados.

Drive-in

  • O evento deverá ser realizado em local descoberto e cercado, possibilitando a restrição da quantidade de veículos a serem estacionados no local.
  • Vedada a entrada de motocicletas, bicicletas, veículos conversíveis com a capota aberta, vans e similares e pessoas sem carro.
  • Máximo de 4 ocupantes por veículo.
  • Distância de no mínimo 1,5 m entre os carros.
  • Vedada a saída do público do veículo, exceto para ida ao banheiro.
  • Vedada a venda de ingressos e alimentos no local. Permitida a venda apenas antecipadamente por meios eletrônicos.
  • Caso o cliente tenha adquirido itens de alimentação, deverá ser direcionado para drive thru e recebê-los diretamente no carro.
  • Uso obrigatório de máscaras ao sair do veículo e quando houver atendimento pela equipe do evento.

Vestuário (Atacado e varejo)

  • Capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7 m², incluindo os funcionários.
  • Controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estabelecimento e organizar filas internas e externas, observando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
  • Manter em locais separados o estoque geral do estoque exposto, ou seja, aquele que é utilizado nas vitrines, araras, ilhas expositoras ou qualquer estoque que terá contato com o cliente.
  • Proibir que os clientes tenham contato físico com as peças do estoque. O manuseio poderá ser feito apenas nas peças que fazem parte do mostruário, higienizando as mãos com álcool 70% antes e após o toque.
  • Vedado o uso de provadores.
  • Orientar expressamente os clientes a lavarem a roupa adquirida antes de usar.
  • Quando houver devolução ou troca de produtos, estes devem ser mantidos em separado durante 72 horas antes de retornarem ao estoque e/ou mostruário.
  • Os clientes devem ser orientados a permanecer de máscara durante todo o tempo em que permanecerem no estabelecimento.

Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas

  • Aferir a temperatura e higienizar as mãos, com álcool 70%, de todos que entrarem nesses locais.
  • Dentro de cada loja, limitar a capacidade de pessoas, incluindo funcionários, equivalente à limitação aplicada a lojas do mesmo segmento independentemente da localização.
  • Limitar a capacidade total do shopping a uma pessoa a cada 7 m² de área comum de circulação interna, incluindo funcionários, não sendo contabilizadas áreas de lazer e de estacionamento.
  • Limitar a utilização de escadas e esteiras rolante com marcação de espaço respeitando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
  • Vedado parque de diversão para crianças, cinemas e demais atividades de entretenimento e recreação, assim como eventos e campanhas com potencial de causar aglomeração.
  • Capacitar vigilantes, técnicos de segurança e colaboradores para fiscalização das medidas de prevenção e combate à Covid-19.
  • Uso obrigatório de máscara durante todo o período de funcionamento e de máscara e face shield para profissionais em contato direto com o cliente.
  • Informar, em cartazes disponibilizados na entrada, o número máximo de clientes permitidos simultaneamente no interior do estabelecimento.
  • Intensificar a manutenção da ventilação natural, quando possível, tanto para as áreas comuns dos shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas, quanto dos estabelecimentos instalados nestes.
  • Vedada a utilização de adornos e decorações que possam dificultar a higienização.
  • Higienizar cestas, carrinhos de compra e semelhantes a cada uso ou sempre que se fizer necessário com álcool 70%.

Com PBH

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

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