Mandetta elogia ações de Kalil durante a pandemia do novo coronavírus

mandetta ekalil
Ex-ministro da Saúde destacou medias tomadas por Kalil na pandemia (Isac Nóbrega/PR + Amanda Dias/BHAZ)

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, elogiou as ações tomadas pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), durante a pandemia do novo coronavírus. Já o governo federal foi criticado pelo ex-titular da pasta, pelo fato de não orientar a população e pelo ministério estar ocupado por militares.

“O prefeito de Belo Horizonte está pautando a necessidade da sociedade ajudar. Torço muito por Minas. Mandei muitos recursos, através da bancada federal de Minas Gerais. Tenho muitos amigos no Estado e desejo que Minas possa diminuir, ao máximo, os números de mortes”, disse em entrevista ao podcast Abrindo o Jogo, da jornalista Edilene Lopes.

A capital continua somente com os comércios considerados essenciais autorizados a funcionarem. A medida visa evitar a circulação do vírus pela cidade e, consequentemente, diminuir o número de infectados e a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria. BH tem 12.231 diagnósticos positivos e 297 mortes, até essa quarta-feira (15).

‘Fique em casa’

Mandetta fez um pedido à população para que todos sigam as recomendações sanitárias. O ex-ministro pediu para as pessoas não duvidarem da doença e a comparou com uma “roleta russa”, já que os sintomas podem se manifestar de diferentes maneiras.

“Aqueles que puderem ajudar, fiquem casa. Não cometa o equívoco de arriscar. Esta doença é quase uma roleta russa. Você não sabe que vai sair bem e quem vai sair mal. Tem pessoas jovens que complicam e evoluem [para óbito]”, afirmou destacando a necessidade do isolamento social.

Governo federal

A forma como o governo federal, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem conduzido a pandemia não recebeu elogios de Mandetta, que deixou a pasta em abril. “Estou vendo uma ocupação militar no ministério da Saúde quase que ausente das informações e orientações que a população precisa”, disse.

“Vejo a ausência total do governo federal. Acho que está atrasado [nas medidas para combater a pandemia] e não sei qual caminho eles estão tomando”, completou.

O Brasil, segundo o ministério da Saúde, tem 1.966.748 casos confirmados do novo coronavírus e 75.366 mortes.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!