Peguei Covid-19. E agora? Saiba o que seu plano deve cobrir e o que não

exames coronavírus plano de saúde
Apesar de a ANS ter obtido uma decisão que barra a obrigatoriedade do teste de sorologia, há outros exames incluídos na cobertura (Hugo Barreto/Metrópoles)

Por Thayná Schquel

Após a decisão do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) de derrubar a liminar que obrigava as operadoras de saúde a cobrirem o teste de sorologia para a detecção do novo coronavírus, muitos consumidores ficaram em dúvida sobre quais são as obrigações das empresas em relação à Covid-19. Apesar da nova restrição, ainda há outros exame inclusos na cobertura.Os consumidores ainda podem fazer o teste de virologia pelos planos de saúde.

Isso porque a agência ainda não suspendeu a Resolução Normativa nº 458, publicada em 29 de junho, que garante a cobertura do exame.O teste sorológico identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento. Já o virológico determina a existência do vírus no corpo do paciente. A agência reguladora incluiu também a pesquisa molecular no rol de obrigações dos planos de saúde. Conhecido como RT-PCR, esse procedimento é pago pelas operadoras dos planos de saúde desde março.

Teste sorológico

Para o advogado especialista em planos de saúde Rodrigo Santos Perego, sócio do escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados, a decisão proferida pela Justiça inicialmente é negativa para os consumidores, pois eles não terão mais a cobertura do plano para a realização do exame e terão que custear as despesas. Ele alega, contudo, que há um ponto positivo.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!