Conselheira de saúde é ameaçada de morte após pedir lockdown em BH

saúde ambulância bh
Conselho defende lockdown para evitar colapso no sistema de saúde de BH (Amanda Dias/BHAZ)

A presidente do CMSBH (Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte), Carla Anunciatta, foi ameaçada de morte após defender o fechamento do comércio não essencial e, consequentemente, pedir o lockdown na capital mineira. As medidas visam diminuir a circulação do novo coronavírus e a ocupação dos leitos para tratar a doença.

Em entrevista ao BHAZ, Carla conta que os ataques ocorreram em um perfil particular dela, assim como no do Conselho, após ela pedir que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) que decretasse o lockdown (relembre aqui).

“Tudo começou em 3 de julho quando fizemos este pedido. Os ataques se intensificaram logo depois, no dia 6, quando entregamos um manifesto. Fui ameaçada de morte e estupro. Os ataques vieram naqueles termos do gabinete do ódio, que eu merecia passar por isso por ser mulher e por estar com falta de sexo”.

“Mata essa f***. Já mataram outras. Só assim essa raça some do mapa”, “Po***, essa baranga é secretária? Que mocreia”, “Será que ninguém da direita sabe desta maldita? Esta mulher está infernizando Belo Horizonte”, “Melhor o povo por ela no lugar que merece”, foram alguns dos comentários direcionados à Anunciatta.

ameaças carla
Print das ameaças recebidas (Facebook/Reprodução)

A presidente do Conselho de Saúde procurou as autoridades policiais para registrar uma ocorrência imediatamente. “Estamos tomando todas as medidas administrativas e judiciais para encontrar estas pessoas e identificá-las. Vamos chegar em todos que fizeram comentários desrespeitosos”, diz Anunciatta.

Procurada pelo BHAZ, a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) disse que instaurou um procedimento para apurar o caso. “Demais informações serão repassadas em momento oportuno”, informou.

‘Trabalho continua’

Apesar das ameaças terem causado um “desgaste” em Anunciatta, ela diz que continuará desempenhando o trabalho. “Eles fazem isso para que a gente deixe de seguir o que nos propusemos. Estamos aqui para resistir e vamos continuar nosso trabalho em defesa da vida e de um SUS (Sistema Único de Saúde) gratuito e para todos”.

O que motiva a presidente do conselho são os apoios recebidos e que vieram de diversas partes. “Recebi tantas manifestações de apoio, de deputados, entidades, colegas de classes. Estou fortalecida”, destaca.

ameaças morte carla
Carla foi ameaçada de morte pelas redes sociais (Facebook/Reprodução)

Lockdown

Anunciata, assim como o CMSBH, segue defendendo o lockdown em Belo Horizonte. “Continuamos na luta pelo fechamento do comércio não essencial, o lockdown, para o vírus circular menos. Estamos aqui para resistir e vamos continuar o nosso trabalho”.

Na quarta-feira (15) aconteceu uma plenária, na página do CMSBH, em defesa da vida, justiça e do controle social. “Quando me atacam, atacam todas as mulheres e os conselheiros que fazem este trabalho”, conclui.

Nota da PCMG na íntegra:

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou procedimento para apurar o caso, demais informações serão repassadas em momento oportuno”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!