BH deve ter retomada quando números estiverem favoráveis

pessoas em frente ao hospital e ambulância em Belo Horizonte
Ainda há volume elevado de novos infectados em Belo Horizonte (Amanda Dias/BHAZ)

Da PBH

O nível de alerta geral dos indicadores epidemiológicos da Covid- 19 na capital se manteve no vermelho (nível máximo) pela sexta semana consecutiva. O resultado consta no 10º Boletim de Monitoramento, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta-feira (17).

Pela primeira vez, desde a primeira ediçãodo boletim, no dia 15 de maio, o número médio de transmissão por infectado (RT) ficou em 1,00, no limite inferior do alerta amarelo para este indicador. Ou seja, a quantidade de infectados atual – que está no maior nível da pandemia na capital – transmite o vírus para o mesmo número de pessoas. Esse ritmo indica estabilização na expansão da doença, mas o patamar elevado do número de novos infectados permanece e tende a manter a alta ocupação de leitos. 

Em 10 de julho, Belo Horizonte possuía 10.618 casos confirmados de Coronavírus. Nessa quinta-feira, dia 16, os números saltaram para 13.559, representando um aumento de 28% neste curto período de tempo. Quando os números atuais são comparados com os de 22 de maio, dia em que a Prefeitura iniciou a primeira tentativa de reabertura (fase 1), a diferença é ainda maior. Naquela data, eram 1.351 casos notificados – um aumento desde então de mais de 900%.

Ocupação de leitos

Os dois índices de ocupação de leitos se mantiveram na zona vermelha, mesmo com leve redução em ambos os casos. O percentual de ocupação de leitos de UTI Covid passou dos 88% (boletim do último dia 10) para os atuais 85%. As internações nas enfermarias nesse mesmo período mudaram de 76% para 74%.

Desde o início da pandemia, em março, a Prefeitura de Belo Horizonte já ampliou o número de leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19 em mais de 532%. Em março, eram 234 leitos Covid: 101 de UTI e 133 de enfermaria.

O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, explica que mesmo com a expansão no número de leitos será necessário aguardar um recuo no número de internados para que se possa criar as condições ideais para a flexibilização das atividades econômicas.

“O que os dados dos últimos sete dias revelam é que houve uma estabilização, contudo, gerando novos casos no nível mais alto de contaminação desde o início da pandemia. Dessa forma, o mais seguro é continuarmos na fase de controle para avaliação ao longo da próxima semana. Nesse período verificaremos se a estabilização do Rt irá refletir em redução na taxa de ocupação dos leitos hospitalares”, disse o secretário.

Previsão de reabertura

A Prefeitura esclarece que, enquanto não for disponibilizada uma vacina, a adoção de medidas mais restritivas será necessária para preservar vidas e evitar o colapso assistencial de saúde.

Quanto às previsões de reabertura, a Prefeitura continuará acompanhando diariamente os indicadores epidemiológicos (índice de transmissão e ocupação de leitos) e, somente quando os números estiverem favoráveis, irá propor a retomada.

Indicadores

A Prefeitura usa três indicadores principais: número médio de transmissão por infectado (Rt); taxa de ocupação de leitos UTI Covid e taxa de ocupação Enfermaria Covid. A classificação desses indicadores é feita pelas cores verde, amarela e vermelha. São categorizados em nível verde se houver utilização de até 50% das vagas. Caso a ocupação esteja entre 50 e 70%, o nível será amarelo. E, acima de 70%, vermelho.

O número médio de transmissão por infectado (Rt) estará verde de 0 até 1, amarelo, entre 1 e 1,2, e vermelho, quando estiver acima de 1,2.

Com base nesses três indicadores principais, a Prefeitura de Belo Horizonte, juntamente com o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, analisa os números e define o nível de alerta geral, também categorizado pelas mesmas três cores.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!