PBH libera jogos do Campeonato Mineiro: ‘Não há risco sanitário’

cruzeiro américa atlético
Times da capital já podem mandar jogos na cidade (Bruno Haddad/Cruzeiro + Bruno Cantini/Atlético)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) autorizou, nessa sexta-feira (17), a realização de partidas de futebol na capital mineira, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Com a decisão, América, Atlético e Cruzeiro não vão precisar realizar os jogos do Campeonato Mineiro em outras cidades, quando tiverem o mando do campo.

“A FMF (Federação Mineira de Futebol) e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atenderam todas as exigências técnicas adicionais feitas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19”, informou a PBH em nota, por meio da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde). O Executivo municipal disse ainda que “não há risco sanitário” para a volta dos jogos.

Os jogos do Campeonato Mineiro voltam na próxima semana e os times da capital poderão disputar as partidas na cidade. No Independência, América e Atlético vão se enfrentar a partir das 16h, no domingo (26). Já o Cruzeiro terá a URT, de Patos de Minas, jogam no Mineirão. A partida será no mesmo dia, porém às 19h. É importante lembrar que os jogos não terão a presença da torcida.

Covid-19 em BH

Belo Horizonte tem, segundo o Boletim Epidemiológico e Assistencial, tinha 13.700 casos confirmados de Covid-19 e 329 mortes até essa sexta. A capital registra 10.308 pacientes recuperados e 3.063 em acompanhamento. Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a doença estão com 88% de ocupação, enquanto os de enfermaria estão com 75%.

A regional da capital com o maior número de mortes é Venda Nova com 50 vítimas. Veja os casos de óbitos nas demais

  • Barreiro – 31
  • Centro-Sul – 43
  • Leste – 31
  • Nordeste – 45
  • Noroeste – 38
  • Norte – 29
  • Oeste – 34
  • Pampulha – 28
  • Venda Nova – 50

Nota da PBH na íntegra:

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), informa que a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atenderam a todas as exigências técnicas adicionais feitas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19, por essa razão, a Secretaria considera que não há risco sanitário para a retomada do Campeonato Mineiro em Belo Horizonte”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!