Estado de calamidade pública em Minas é prorrogado até o fim do ano

Romeu Zema é o governador de Minas Gerais
Pedido foi feito por Zema aos parlamentares (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O estado de calamidade pública em Minas Gerais está mantido até 31 de dezembro de 2020. A ALMG (Assembleia Legislativa) aprovou, nessa sexta-feira (17), pedido enviado pelo governador Romeu Zema (Novo) para prorrogar o reconhecimento, devido à extensão dos danos provocados pela pandemia de Covid-19. 

A situação de calamidade foi decretada pela Resolução 5.529, em 25 de março deste ano. Com a medida, o governo de Minas garante agilidade nas ações de combate ao coronavírus, definidas como prioridade da gestão. 

O Estado e municípios mineiros que tenham decretado calamidade ficam dispensados de realizar licitação pública para contratar bens e serviços, o que facilita a tomada de decisões imediatas para atender à população. O Executivo também é liberado de limitação de empenho e de atingir os resultados fiscais. 

Pandemia em Minas

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), Minas tem 92.972 casos confirmados da doença e 1.982 óbitos. Ainda de acordo com a SES-MG, nas últimas 24 horas, foram confirmados 2.097 novos casos da doença. No mesmo período, foram computadas 18 mortes.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!