Mulheres são presas por organizar festa e cobrar R$ 10 por pessoa

viatura PM
Festa acabou após chegada da PM (IMAGEM ILUSTRATIVA – Yuran Khan/BHAZ)

Duas mulheres foram presas, nesse sábado (18), por organizarem uma festa de aniversário, com aproximadamente 80 pessoas, em Elói Mendes, no Sul de Minas Gerais. Todos os presentes não usavam a máscara de proteção, acessório essencial para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

O tenente Rául Gouvea informou, ao BHAZ, que a PM (Polícia Militar) recebeu várias denúncias de moradores da zona rural da cidade. “Foram diversos chamados, e quando os militares chegaram, eles encontram de 70 a 80 pessoas no local. Havia uns 20 carros de cidades como Varginha, Monsenhor Paulo e Elói Mendes. Todos que estavam na festa não seguiam as recomendações de combate à Covid-19”, explicou.

Os participantes contaram aos militares que, de fato, era uma comemoração de aniversário, porém era preciso pagar para entrar. “Eles disseram que as organizadoras cobravam R$ 10 para que as pessoas tivessem acesso à festa”, detalhou o militar.

As organizadoras foram presas e levadas à delegacia. “A condução se deu pelo descumprimento do artigo 268 do Código Penal, que diz sobre descumprir as normas de propagação de doença contagiosa. Elas foram conduzidas e se comprometeram a estar presentes na audiência que será marcada, já que o crime é de menor potencial ofensivo”, complementou.

Pedido da prefeitura

A Prefeitura de Elói de Mendes emitiu uma nota sobre a festa e pediu apoio da população no combate ao novo coronavírus. “Pedimos aos munícipes que respeitem as recomendações do Ministério da Saúde, ao mesmo tempo que agradece aos cidadãos conscientes que fizeram as denúncias colaborando com a fiscalização eficiente e com o enfrentamento e combate da Covid-19”. A nota na íntegra pode ser lida ao final do texto.

O município de Elói Mendes tem 31 casos confirmados do novo coronavírus e nenhuma morte, segundo o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Nota da Prefeitura de Elói Mendes na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Elói Mendes reforça que, o isolamento social continua sendo uma medida fundamental diante da pandemia. Na noite deste sábado(18), a Polícia Militar recebeu várias denúncias a respeito de uma festa na zona rural e, que estaria gerando grande aglomeração. Chegando no local indicado, a guarnição da Polícia Militar constatou que as denúncias procediam, encerrou o evento imediatamente e deu voz de prisão aos organizadores. O fiscal da Prefeitura Municipal acompanhou todo o procedimento e continua a disposição da sociedade eloiense, no intuito de combater atitudes irresponsáveis como a ocorrida.

A Prefeitura Municipal pede aos munícipes que respeitem as recomendações do Ministério da Saúde, ao mesmo tempo que agradece aos cidadãos conscientes que fizeram as denúncias, colaborando com a fiscalização eficiente e com o enfrentamento e combate da Covid-19″.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!