Covid-19: Cidade menos populosa do Brasil, em MG, entra em alerta

serra da saudade mg
Cidade mineira é a com menor população no país (@serradasaudade.mg.gov.br/Facebook/Reprodução)

O novo coronavírus segue avançando por Minas Gerais e chegou à cidade de Serra da Saudade, localizada na região Centro-Oeste do Estado. Quatro pessoas de uma mesma família testaram positivo e fizeram com que o município, que tem a menor população do Brasil, registrasse os primeiros casos da doença. Agora, a tranquilidade dos pouco mais de 700 habitantes deu lugar ao temor provocado pela Covid-19.

Os sintomas da doença surgiram nos integrantes da família após eles receberem a visita de parentes de Dores do Indaiá, cidade localizada a 38 km de Serra da Saudade. “Quatro pessoas de uma mesma família testaram positivo para a doença. Após a testagem, houve a confirmação e todos estão em isolamento domiciliar”, informou a prefeitura, ao BHAZ.

Desde que o novo coronavírus “chegou” à Serra, a cidade com apenas 781 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi tomada pela preocupação. “A gente estava numa tranquilidade tão grande, mas esta família descumpriu o isolamento social. Estamos tentando ficar tranquilos, manter a calma e não entrar em pânico”, conta a servidora Adriana de Oliveira.

O número de diagnósticos positivos para Covid-19 pode aumentar por l, já que a secretaria de Saúde do município segue investigando um caso. “A rotina da cidade foi toda mudada, antes estava tudo tão tranquilo”, diz Adriana comparando como era Serra da Saudade antes do coronavírus.

Isolamento

A confirmação de casos de Covid-19 no município com menor população do país reforça, segundo a servidora, a necessidade das pessoas cumprirem as normas sanitárias, principalmente o isolamento social. “Não é hora de fazer visitas a parentes. Não é hora de passear. Vejo que as pessoas não estão dando importância devida à doença e acabam expondo todos ao vírus. Acredito que se a família de Dores do Indaiá não tivesse vindo aqui, não teríamos casos confirmados”, finaliza Adriana.

A prefeitura ainda não divulgou o perfil dos pacientes infectados.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nota da Prefeitura de Serra da Saudade na íntegra:

“De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, quatro pessoas de uma mesma família testaram positivo para a doença. Eles receberam visitas de parentes de Dores do Indaiá. Após a testagem, houve a confirmação e todos estão em isolamento domiciliar. O perfil dos pacientes ainda não foi divulgado pela secretaria de saúde”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!