Kalil comenta decisão que autoriza reabertura de bares e restaurantes

alexandre kalil prefeito bh
Kalil acredita que decisão vai ‘cair rápido’ (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), comentou a decisão da Justiça, desta segunda-feira (20), que autoriza a reabertura de bares e restaurantes na capital mineira. Kalil foi chamado de “tirano” pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de BH.

“Justiça mandou, eu cumpro. O que eu vou fazer? Se mandar abrir, abre. Se o irresponsável quiser ir para o bar, vai. Mas já recorremos ao TJ (Tribunal de Justiça) e acho que cai rápido”, disse em entrevista ao G1.

Em um dos trechos da decisão, o juiz Wauner Batista afirmou que Kalil é tirano e que isso é demonstrado nas ações tomados pelo chefe do Executivo municipal. Na visão dele, isso “é muito grave”.

“O prefeito, paradoxalmente, exerce a tirania de fazer leis por decretos, ao bel prazer dele e de seus técnicos da saúde, sem qualquer participação dos cidadãos através de seus parlamentares, como se fossem os únicos que detivessem os dons da inteligência, da razão e da temperança e não vivessem numa democracia”.

Kalil afirmou que as decisões que tem tomado são com base na autorização dado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) aos governadores e prefeitos durante a pandemia do novo coronavírus. “Foi o STF que nos entregou esta responsabilidade, que ninguém queria. A Justiça é que falou: ‘Você tem que resolver a sua cidade’. Se o STF falar: ‘Você não manda mais nada amanhã, acabou, ué”.

Covid-19

Dados do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH indicam que a capital mineira tem 14.001 casos confirmados do novo coronavírus e 343 mortes. O Executivo municipal informa que 10.795 pessoas estão recuperadas, enquanto outras 2.893 estão em acompanhamento.

No Estado de Minas Gerais os diagnósticos positivos para o novo coronavírus chegaram à marca de 94.132 e os óbitos à 2.004. A SES-MG (Secretaria de Estado de Minas Gerais) informa que 66.369 pacientes se recuperam e 25.271 estão em acompanhamento.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!