Minas ultrapassa 2 mil mortes por Covid-19 e tem quase 100 mil casos

ambulância samu profissionais saúde minas gerais
A marca de mil mortos foi atingida no início de julho (Amanda Dias/BHAZ)

A Covid-19 já causou 2.004 mortes em Minas Gerais, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), nesta segunda-feira (20). Nas últimas 24 horas, foram registrados 22 óbitos e 1.160 novos casos, totalizando 94.132 casos confirmados da doença no Estado.

Minas havia atingido a marca de mil mortes no dia 1° de julho (leia aqui). Na ocasião, o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral admitiu que a reabertura do comércio no Estado pode ter influenciado no aumento dos casos. Agora, em apenas 19 dias, o número mais do que dobrou. 

Números

De acordo com a SES-MG, a quantidade de casos registrados nas últimas 24 horas deve-se à “modificação na metodologia de coleta de dados, o que permitiu atualizar a situação epidemiológica dos municípios com o total de casos acumulados”.

A pasta ressalta que “o número apresentado não retrata a ocorrência de casos nas últimas 24 horas, mas a atualização dos dados até então não informados pelos municípios”. Hoje, o Estado registra 25.271 casos em acompanhamento e 66.369 casos recuperados.

São 10.979 casos de internação hospitalar na rede pública e privada, e a letalidade da doença no Estado é de 2,1%, segundo a SES-MG. Veja o que mudou em relação ao boletim desse domingo (19):

  • 94.132 casos confirmados (aumento de 1,2%)
  • 2.004 mortes (aumento de 1,1%)
  • 25.271 casos em acompanhamento (não mudou)
  • 66.369 casos recuperados (aumento de 0,98%)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!