Belo Horizonte bate recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas

Medicos e Ambulancia em Belo Horizonte
Liminar que autoriza reabertura de bares e restaurantes põe em risco o sistema de saúde da cidade, avalia infectologista (Amanda Dias/BHAZ)

Nas últimas 24 horas, foram registradas 35 mortes causadas pela Covid-19 em Belo Horizonte. Isso representa um aumento de quase 10% em relação ao total de mortes acumuladas, que já está na marca dos 377 óbitos. As informações são do boletim epidemiológico de acompanhamento da doença, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, nesta terça-feira (21).

Segundo um dos especialistas que compõem o comitê de combate à doença criado pela PBH, o médico infectologista Unaí Tupinambás, o recorde de óbitos não indica piora na situação atual da pandemia na cidade. “As pessoas que estão morrendo agora, ficaram doentes três ou quatro semanas atrás. Infelizmente, a evolução da doença é demorada, tanto para a alta quanto para o óbito”, ressalta.

A capital mineira também confirmou 301 novos casos da Covid-19, chegando ao acumulado de 14.001 pessoas infectadas. Para o especialista, a expectativa é de que o número de novos casos apresente redução nos próximos dias.

Ocupação de leitos

De acordo com a última atualização divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte, 91% dos leitos de UTI para pacientes da Covid-19 já estavam ocupados. O infectologista Unaí ressalta que o colapso do sistema de saúde é sempre um risco, mas avalia que o trabalho da gestão municipal nos momentos iniciais na pandemia pode ser o suficiente para evitar o pior quadro.

“Belo Horizonte trabalhou bem na abertura de leitos. Em maio, eram 205 e agora já estamos com 407. A gente tem uma margem de segurança ainda, a medida que precisar vamos abrir mais leitos. Mas a expectativa é que o número de casos comece a reduzir”, pondera.

No entanto, o especialista vê na liminar que autoriza reabertura de bares e restaurantes em Belo Horizonte, publicada nessa segunda-feira (20), um grande risco (entenda a decisão aqui). “Se a liminar for deferida, vai ser uma tragédia. A gente sabe que os ambientes fechados são os que mais facilitam a transmissão do vírus. A gente espera que a Prefeitura consiga barrar essa liminar”, declara.

“Agora não é o momento de flexibilizar. Podemos ter chegado nesse platô, mas temos que descer ainda”, reforça.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!