Curva de casos da Covid-19 em Minas indica queda, diz secretário

Funcionários de hospital desembarcam paciente de ambulância em BH
Minas atingiu a marca de 95,5 mil infectados pelo novo coronavírus (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais chegou a 95,5 mil infectados pelo novo coronavírus de acordo com dados do boletim epidemiológico desta terça-feira (21). Ao todo, o número de mortes provocadas pela doença ultrapassou a casa dos 2 mil óbitos. Apesar do aumento, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse hoje que o Estado deve entrar em um período de redução de casos.

“Nós observamos uma estabilização na última semana na demanda por leitos e isso nos chama a atenção. Em um primeiro momento, ainda precoce, pode sugerir o início da interrupção do crescimento da curva que observávamos no mês interior. Isso pode mostrar que interrompemos a subida e podemos ter uma queda ou uma estabilização dos casos”, disse o secretário.

Ainda na coletiva realizada na Cidade Administrativa, Carlos Eduardo destacou que o indicativo não significa que as medidas de contenção da doença devam ser afrouxadas. “Estamos em um platô com queda, isso não significa que acabou a pandemia, só não estamos tendo uma piora. Mas, esse novo normal, com medidas de distanciamento, cuidado com a higiene e uso de máscara precisa ser mantido e levado muito a risco por todo cidadão”, afirmou Carlos.

Novas ondas

O secretário alertou para o surgimento de novas ondas de contaminação, caso a sociedade afrouxe as medidas de contenção do vírus. “Mesmo com a queda, é importante entender que ainda temos um contingente grande da sociedade que ainda não teve a doença. Por isso, as medidas de cuidado, terão que ser mantidas. Mesmo depois da sinalização da queda, é de se esperar outras ondas de contaminação, temos que fazer o possível para que essas ondas sejam menores”, destaca.

Números

Nas últimas 24h, Minas registrou 1.434 novos infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o Estado teve também 67 mortes em decorrência da Covid-19 no mesmo período. Confira os números do boletim desta terça em comparação com o de ontem:

  • 95.566 casos confirmados (aumento de 1,5%)
  • 2.071 mortes (aumento de 3,3%)
  • 25.272 casos em acompanhamento (aumento de apenas 1 caso)
  • 68.223 casos recuperados (aumento de 2,7%)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!