Cometa ficará visível no céu de BH; saiba como ver e fotografar

cometa Neowise
Cometa ficará visível no céu de BH nos próximos dias (Maroun Habib/Moophz/Nasa +Bill Ingalls/Nasa)

O cometa Neowise estará visível no céu de Belo Horizonte nos próximos dias. Nesta quarta-feira (22), alguns moradores da capital conseguiram visualizar o fenômeno. No entanto, o corpo celeste deve ficar ainda mais evidente. Um especialista ouvido pelo BHAZ alerta que a passagem desse cometa só deve ocorrer novamente a daqui a sete mil anos.

O Neowise foi descoberto em março por um satélite da Nasa (Agência Espacial Americana). Ele está visível desde o dia 3 de julho, quando atingiu o ponto de sua órbita mais perto do Sol.

Ver essa foto no Instagram

Whilst practicing solar distancing, Parker Solar Probe caught this rare glimpse of the twin tails on comet NEOWISE.☄ The twin tails are seen more clearly in this WISPR instrument processed image, which increased contrast and removed excess brightness from scattered sunlight, revealing more de-“tails”. C/2020 F3 NEOWISE was discovered by NASA’s Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer (NEOWISE), on March 27. Since it’s discovery the comet has been spotted by several NASA spacecraft, including Parker Solar Probe, NASA’s Solar and Terrestrial Relations Observatory, the ESA/NASA Solar and Heliospheric Observatory, and astronauts aboard the International Space Station. Image Credit: NASA #neowise #parkersolarprobe #heliophysics #solarprobe

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa) em

Como ver o cometa?

De acordo com o professor do Departamento Astronomia e Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Renato Las Casas, que também é coordenador do Observatório Astronômico, é possível ver o cometa a olho nu. Entretanto, é preciso seguir alguns passos.

“O ideal é procurar um local alto, onde dê para ver a linha do horizonte no momento do pôr do sol. A pessoa deve olhar à direita de onde o Sol se pôs, assim que acabar aquele ‘amarelão’ no céu. Nesse ponto o cometa deve ficar visível”, explica o professor.

Segundo o estudioso, nos próximos dias, o brilho do cometa deve diminuir, mas deve ficar mais fácil de vê-lo. “Com o passar dos dias, ele vai perdendo o brilho, pois vai se distanciando do Sol, mas nesta quinta (23) e sexta (24), o cometa estará mais alto, ficando mais fácil de ver, já que ele estará um pouco mais acima da linha do horizonte”, conta.

Dicas para ver e tirar fotos

O professor deu algumas dicas para quem quer ver o fenômeno raro e tirar fotos para guardar de lembrança. “Acredito que esse cometa deve ficar visível até o fim de semana, conforme o tempo for passando, será preciso o uso de equipamentos mais potentes. É importante, que as pessoas entendam que não vão ver ele como nas fotos, pois ele já está há muito tempo no céu e já perdeu bastante brilho”, afirma. Confira as dicas:

  • Procure um lugar alto de onde dê para ver o pôr do sol e a linha do horizonte
  • Olhe para o lado direito do pôr do sol, logo após o clarão diminuir
  • Use binóculos para ver melhor
  • Lentes de câmeras fotográficas também ajudam na visualização
  • Para tirar uma boa foto, deixe a câmera estática e o obturador aberto por cerca de um minuto. Com isso, será possível fotografar o cometa e sua cauda.

O que é um cometa?

Segundo o professor, um cometa é uma formação de gelo, rochas e gases que orbitam o Sol. “Basicamente, é uma pedra de gelo sujo, que fica dando volta em torno do Sol em uma órbita elíptica. De tempos em tempos, ele se aproxima do Sol, em mais ou menos, em um período de sete mil anos. Ou seja, quem não ver agora, vai ser difícil ver de novo”, explica.

Renato Las Casas ainda explica o que provoca o formato do cometa no céu. “É um corpo celeste formado por carbono, que passa rapidamente do estado sólido para o gasoso, quando atinge a temperatura de – 53ºC. Ou seja, quando essa pedra se aproxima do Sol, ela aquece, solta gases e forma aquilo que chamamos de cauda do cometa. O brilho dele é o reflexo da luz do Sol”, conclui o professor.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!