Feridas na boca podem ser sintomas de Covid-19, indica estudo

exame boca paciente
Erupções foram identificadas em pacientes com coronavírus na Europa (Banco de imagens: Envato)

À medida que as análises sobre o novo coronavírus avançam, aumenta a quantidade de prováveis indícios da doença. Agora, um estudo publicado em uma revista científica da Associação Médica Americana indica que erupções na boca podem ser um dos sintomas menos comuns da Covid-19. Profissionais da área da saúde em diversos países estão relatando a observação do que eles chamam de “urticária generalizada” nos pacientes.

As erupções foram notificadas inicialmente por médicos de um hospital em Madri, na Espanha, e mais tarde foram citadas também em um estudo que dá conta de que, na Itália, 18 pacientes com Sars-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave) manifestaram as irritações. O estudo cita ainda erupções na pele de outras partes do corpo, que podem ser uma reação comum a outras infecções virais.

De acordo com a publicação feita no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana), “ainda não está claro se essas manifestações estão diretamente relacionadas ao Covid-19, pois infecções virais e reações adversas a medicamentos são causas frequentes de exantemas [erupções na superfície do corpo]”. É justamente por isso que eles defendem a importância de se examinar as erupções na boca para diferenciar os dois tipos de infecção, mas isso ainda não acontece “devido a preocupações de segurança”.

Sintoma X Reação

O estudo examinou 21 pacientes de Covid-19, entre 40 e 69 anos, que apresentaram erupções cutâneas e precisaram de consultas dermatológicas no período de 30 de março a 8 de abril. Desses, seis apresentaram erupções na parte interna das bochechas ou na garganta. Os especialistas apontaram que o intervalo médio entre o início dos sintomas da Covid-19 e a manifestação das lesões na boca foi de 12,3 dias.

Além disso, a pesquisa também pontua que “a ingestão de medicamentos não foi associada a nenhum tipo de enantoma [lesão]” e que a presença da irritação na boca dos pacientes é uma forte pista de que se trata de um dos sintomas do vírus e não apenas uma reação aos remédios usados no tratamento da doença. Mesmo com os indícios, os médicos defendem que o estudo ainda é incipiente: “Este trabalho descreve observações preliminares e é limitado pelo pequeno número de casos e pela ausência de um grupo controle”.

Os sintomas da Covid-19 admitidos pelas autoridades de saúde por enquanto são:

Sintomas mais comuns:

  • febre
  • tosse seca
  • cansaço

Sintomas menos comuns:

  • dores e desconfortos
  • dor de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

  • dificuldade de respirar ou falta de ar
  • dor ou pressão no peito
  • perda de fala ou movimento
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!