Cidades mineiras espalham outdoors contra Bolsonaro

Outdoor com críticas a Bolsonaro em Montes Claros
Outdoors com críticas ao presidente Jair Bolsonaro foram instalados em oito pontos da cidade (Arquivo Pessoal/Carlos Alberto)

Um grupo instalou outdoors em protesto contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em oito pontos da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. O protesto, que teve início na última segunda-feira (20), traz cobranças em relação às vítimas da Covid-19 no país, aos investimentos na educação e no meio ambiente. Na cidade de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, uma sátira de uma campanha de apoio ao presidente também repercutiu nas redes sociais no início deste mês (relembre aqui).

Todos os outdoors trazem pedidos para que Bolsonaro deixe a presidência do país e foram instalados em avenidas de grande movimento da cidade como, próximo à Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros).

Outdoor fora Bolsonaro em Montes Claros
Outdoor foi instalado na avenida José Corrêa Machado (Arquivo Pessoal/Carlos Alberto)

O protesto é coordenado pelo grupo “Todos pela Democracia Montes Claros”, criado em 2018, e que conta com cerca de 200 participantes. Ao BHAZ, uma participante do movimento, que preferiu não ser identificada, disse que é a primeira vez que o grupo faz um ato público.

“Nós não temos partido, somos um grupo de pessoas de diversos segmentos que lutamos pela democracia, é um movimento completamente apartidário”, conta a participante. Segundo ela, os outdoors são um protesto contra as medidas adotadas pelo Governo Bolsonaro. “É uma resposta aos atos antidemocráticos do presidente”, acrescenta.

Outdoor críticas Bolsonaro em Montes Claros
Imagens pedem pela saída do presidente Jair Bolsonaro (Arquivo Pessoal/Carlos Alberto)

Resposta a Bolsonaro

“O Brasil só chegou nessa situação porque o presidente não deu a devida atenção ao problema da Covid-19 e sempre tentou inverter a situação, desprezando a real agressividade da pandemia. Por isso, chegamos a esse altíssimo número de mortes, que poderiam ter sido evitados”, afirma a integrante do grupo.

Os outdoors devem ser mantidos na cidade pelos próximos 15 dias, no entanto, o grupo já estuda a possibilidade de estender o prazo ou instalar novos protestos em outros pontos do município.

Outdoor critica Bolsonaro em relação ao meio ambiente
Uma das críticas está relacionada à política de meio ambiente do Governo (Arquivo Pessoal/Carlos Alberto)

“Nossa intenção é fazer isso sempre, a partir de agora. Inicialmente, são oito outdoors, que conseguimos por meio de uma vaquinha entre os membros. Mas temos a intenção de continuar com o protesto até que o presidente tome uma postura diferente diante da crise. Ele precisa parar de negar a ciência e cessar às afrontas”, afirma.

Disputa por outdoors

No início do mês, moradores de Sete Lagoas, na região Central do Estado, travaram uma disputa de narrativas por meio da instalação de outdoors. Uma sátira de uma campanha de apoio ao presidente, promovida por empresários da cidade, ganhou repercussão nas redes sociais.

Após o município receber 10 outdoors enaltecendo o mandatário, críticos do Governo Bolsonaro resolveram fazer uma outra versão – apenas virtual. “7 Lagoas tá cagando e andando pro Bolsonaro”, afirmam os dizeres da montagem (relembre a confusão aqui).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!