Ciclista cospe em mulher asiática e é preso após repercussão de vídeo

ciclista cuspindo mulher
Momento da agressão foi filmado pelo namorado da vítima (Reprodução/Instagram)

Um ciclista foi preso após a divulgação de um vídeo onde ele aparece cuspindo em uma mulher asiática, no último sábado (18). Nas imagens, a jovem, identificada como Jessica Lau, de 27 anos, está andando de skate em um parque, quando Justin Williams passa de bicicleta por ela, cospe e fala um palavrão. “Você está de brincadeira?”, ela reage e se vira para o homem, mas ele vai embora pedalando.

Jessica publicou o vídeo, filmado pelo namorado, em sua conta do Instagram na tentativa de identificar o autor das ofensas. “Por favor, compartilhem e ajudem a encontrar esse racista”, escreveu na legenda. Ela ainda completou: “O cuspe dele atingiu o meu rosto e as minhas pernas, para não mencionar os insultos raciais”.

As imagens rapidamente viralizaram e ajudaram as autoridades a detectar o agressor: Justin Williams, um ex-gerente de basquete da Universidade de Calgary, nos Estados Unidos. De acordo com a polícia, no mesmo dia, Justin não se contentou em agredir apenas uma pessoa e teria atacado ainda outras, conforme reportou o New York Post.

“Durante o incidente, o agressor, embora não provocado, cuspiu em pelo menos três indivíduos diferentes e proferiu insultos raciais”, informou a polícia local. Uma dessas pessoas teria tentado confrontar Justin, “que a ameaçou com uma arma”.

Ele foi preso depois que a universidade onde trabalhava publicou uma nota de repúdio as agressões. “Condenamos veementemente as ações deste vídeo e nos juntamos à comunidade para estender nosso apoio às vítimas”, disse a instituição. Justin havia sido demitido no início deste ano, após a identificação de “comentários inadequados” em suas redes sociais. A UCalgary informou ainda que relatou as publicações às autoridades locais.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!