Covid-19: Governo autoriza abertura de mais comércios em regiões de MG

comércio salão de beleza ambulância enfermeira maca
Salões de beleza é um dos setores autorizados a funcionar; estado chegou a 100 mil casos (Fernando Frazão/Agência Brasil + Amanda Dias/BHAZ)

Em meio ao avanço do novo coronavírus, o Governo de Minas optou, nesta quinta-feira (23), pela progressão das ondas do programa Minas Consciente em algumas regiões do estado. O plano de retomada das atividades teve aumento na adesão e o número de municípios chegou a 254. A justificativa está relacionada à decisão judicial que impede as cidades de abrirem outros setores, além dos essenciais, sem aderir ao programa.

Nas últimas 24 horas, Minas Gerais registrou mais 3.827 novos casos da doença, chegando ao total de 102.568 diagnósticos positivos. O número de mortes confirmadas passou para 2.238, acréscimo de 72 óbitos, comparado com o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) de ontem.

“A macrorregião Triângulo do Sul, liderada por Uberaba, avança para a onda branca. Os 27 municípios passam, além de contar com segmentos essenciais, também com abertura de auto escolas, lojas de artigo esportivo, floriculturas, dentre outros”, informou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Outra macrorregião que avança no Minas Consciente é a Leste do Sul. “A partir de agora passam contar com reabertura de salões de beleza, lojas de roupas, de calçados, livrarias, dentre outros bens e serviços”. O subsecretário afirmou que o estado vem recebendo uma “avalanche” de novas adesões ao programa e informou que as mudanças nas ondas passam a valer a partir do próximo sábado (25).

Mudança

Nos próximo dias, o Minas Consciente será “aprimorado” e uma nova versão apresentada. Após a abertura de consulta pública, o governo recebeu “centenas de sugestões de melhorias”. “Faremos trabalho de análise e em 29 de julho vamos divulgar o novo Minas Consciente, mas sem perder a essência que comprovou ter sucesso no combate à pandemia”, disse Passalio.

A mudança no Minas Consciente se dá com a chegada do platô da Covid-19. “Estamos estudando formas ainda melhores e mais efetivas de continuarmos com respeito e consideração às especificidades em cada região do estado. O Minas Consciente precisa adequar às realidades que o estado possui, mas sem prejuízo que é salvar emprego, economia e, principalmente, vidas”.

Números

Confira a mudança nos números do novo coronavírus no estado, de acordo com dados do boletim epidemiológico desta quinta:

  • 102.568 casos confirmados (aumento de 3,8%)
  • 2.238 mortes confirmadas (aumento de 3,3%)
  • 24.090 casos em acompanhamento (queda de 4%)
  • 76.240 casos recuperados (aumento da 6,6%)

‘Ondas’ do Minas Consciente

  • ‘Onda 0’

Os serviços essenciais que já estão funcionando foram nomeados de “onda 0”. As orientações de uso de máscara, higienização e a proibição de aglomerações estão mantidas. Entre os setores que compõem a “onda 0”, estão: hipermercados, lojas de material de construção, autopeças, farmácias, revenda de gás, padaria, açougue, posto de gasolina, e etc.

  • ‘Primeira Onda’

O governo considerou que esses serviços tem “baixo risco”. Entre os setores estão lojas de artigos esportivos, empresas de publicidade, lojas de vestuário e calçados, lojas de fogos de artifício, agências de turismo, concessionárias, entre outros.

  • ‘Segunda Onda’

A “onda 2” abrange empresas que, conforme a classificação do governo, apresentam risco médio para a disseminação da Covid-19. Fazem parte da lista comércios como papelarias, floriculturas, comércio de animais vivos, tabacaria, hotéis, lojas de brinquedo, e etc.

  • ‘Terceira Onda’

As empresas que integram a “onda 3″ são aquelas com maior risco de disseminação do novo coronavírus, de acordo com o estudo. No grupo dos últimos comércios que vão reabrir estão livrarias, lojas de variedades, salões de beleza, bancas de jornais, lojas duty free de aeroportos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!