Live marca lançamento de livro sobre o sentimento das mulheres na pandemia

livro letras da quarentena capa
O lançamento do livro será transmitido online (Letras da Quarentena/Todavoz Editora/Divulgação)

Um livro organizado por duas escritoras mineiras reúne contos, crônicas, poesias e depoimentos que expressam os sentimentos de 21 mulheres durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19. A obra “Letras da Quarentena” será lançada hoje, às 19h, em uma transmissão ao vivo no YouTube que contará com a participação da renomada escritora Maria Valéria Rezende.

O livro, que reúne uma diversidade de textos e representa a pluralidade do sentimento feminino, será disponibilizado gratuitamente pela editora Todavoz. No lançamento online, que pode ser acessado neste link, as organizadoras da obra, Fátima Peres e Terezinha Pereira, contarão mais sobre o projeto. As autoras também escreveram textos que integram o livro, assim como a convidada Maria Valéria Rezende.

Terezinha Pereira conta que a parceria com Fátima Peres é de longa data e que o livro “Letras da Quarentena: Escrita de Mulheres” não é a primeira iniciativa de reunir textos escritos por mulheres que elas tiraram do papel. Em 2017, a dupla lançou a obra “Águas Passadas”, com contos de autoras mineiras.

Literatura feminina

“A ideia do livro surgiu desta época que estamos vivendo, uma pandemia, que desperta tantos sentimentos diferentes”, explica Terezinha. Ela conta que Fátima faz parte de um grupo de pesquisa sobre mulheres e letras, e as duas fazem uma pesquisa sobre mulheres escritoras. Juntando os dois interesses, elas tiveram a ideia de lançar um novo livro.

“Convidamos várias autoras e elas escreveram sobre os sentimentos delas no período da quarentena. É uma diversidade de textos muito grandes, com contos, crônicas, poesias, relatos, cartas. Elas expressaram muito bem os próprios sentimentos e algumas escreveram histórias de ficção relacionadas a esse período”, explica a escritora.

Ela ressalta que a dupla tem como grande objetivo incentivar e divulgar a escrita feminina. “No lançamento, teremos ainda a participação da Maria Valéria Rezende, que é como uma madrinha do nosso projeto. É uma pessoa muito especial, e ficamos muito felizes por ela fazer parte do livro e do lançamento”, completa Terezinha.

Maria Valéria Rezende é vencedora dos prêmios Jabuti de 2009 na Categoria Infantil, com a obra No risco do caracol (Ed. Autêntica,2008); em 2013, na Categoria Juvenil, com o romance Ouro dentro da cabeça (Ed. Autêntica, 2012) e de Melhor Romance e Livro do Ano de Ficção em 2015, pelo seu romance Quarenta Dias (Ed. Alfaguara, 2014). O seu último romance Outros Cantos (Ed. Alfaguara,2016) valeu-lhe o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2017), além de vários outros. 

Lançamento

O lançamento, que começa às 19h, será transmitido pelo canal da Todavoz Editora no YouTube. Apesar da pandemia impossibilitar que as autoras façam um lançamento físico do livro, a ideia ainda pode ser colocada em prática no futuro. “No final do ano, ou talvez mais tarde, quando a situação melhorar, pretendemos fazer o lançamento do livro físico”, garante Terezinha.

Para ler o livro “Letras da Quarentena” gratuitamente, é só acessar este link!

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!