Lobo-guará no Caraça intriga gringos e viraliza mundialmente

lobo-guara caraca
Lobo-guará se alimenta em frente a igreja no Santuário do Caraça (YouTube/Reprodução)

Um lobo-guará se alimentando no Santuário do Caraça, situado entre Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais, na região Central de Minas, viralizou mundialmente nos últimos dias. As imagens foram postadas em maio, no YouTube, mas correram o mundo pelo Twitter, em uma postagem dessa terça-feira (21). Ao todo, ela já conta com mais de 2,4 milhões de visualizações. Segundo o Santuário, as visitas dos lobos são rotina no local.

Nas imagens, o lobo aparece no fim da tarde para se alimentar. Ele sobe as escadas do Santuário, passa pelos visitantes e come em uma tigela. Originalmente, o vídeo foi postado no dia 27 de maio no blog VagabondWay, de um casal de Nova York (EUA), que foi visitar o local. Porém, só o viral ganhou o mundo pelo Twitter. Veja:

Nos comentários, os estrangeiros não entenderam bem de que animal se tratava. “Isso é um lobo? Sinto muito, mas meu primeiro pensamento foi que uma hiena cruzou com uma raposa”; “É tipo um lobo com um cavalo, não é?” foram algumas das mensagens deixadas no vídeo.

O assunto tem rendido, e as pessoas seguem intrigadas. “Os lobos-guará têm uma marcha como girafas e camelos, movendo as duas pernas de um lado (em vez da perna da frente/costas opostas, como a maioria dos mamíferos)?”.

Tradição de 40 anos

Com tantas dúvidas, o BHAZ conversou com Márcio Mol, gerente-geral do Santuário do Caraça, que conta que a visita é frequente. “Essas visitas já têm mais de 40 anos. Começou após um padre, que mora aqui, achar a lixeira perto da igreja toda revirada. Ele achou que pudesse ser um cachorro, mas depois descobriu que na verdade era um lobo-guará”, explica.

Com isso, o padre começou a colocar comida, em uma tigela, afastada da igreja. “Com o tempo ele foi colocando a tigela cada vez mais perto, até chegar onde está hoje. Ele chegou a dar comida na boca do animal. Mas, por questão de segurança, ele parou. Atualmente, estamos na quinta geração de lobos-guará no Caraça”, continua.

Márcio relata que o lobo-guará é um animal de hábito noturno. “Ele costuma aparecer entre 18h30 e 23h, todos os dias. Ultimamente, com a quarentena e menos turistas, ele tem vindo mais cedo e ficado um pouco mais. Ficamos mais de 100 dias sem nenhuma visitação, somente com os padres que moram aqui e alguns funcionários”.

Diferente de outras espécies

Para os gringos que perguntavam que animal é o lobo-guará, Márcio explica. “É um animal solitário, não vive em alcateia como as outras espécies. Apenas um macho e uma fêmea estão no Caraça. Se reproduzem uma vez por ano, nascendo de dois a três filhotes. Quando os filhotes crescem, eles brigam por território com os pais. Os perdedores vão embora para outras localidades próximas, como a Serra do Cipó”.

O macho atual expulsou o pai no início do ano passado. “Deve estar com 3 ou 4 anos. Quando a mãe tem os filhotes, ela vem com eles até nas proximidades da igreja, mas só pai sobe para buscar alimento. Lá embaixo existe um portão, eles esperam por lá mesmo. Com o tempo, a fêmea começa a ensinar, a ’empurrar’ o filhote para que ele mesmo busque o alimento”, prossegue o gerente-geral do Santuário do Caraça.

Ele explica que quem vai ao local só para passar o dia costuma não ver o lobo. “A visitação, quando estava funcionando, era só até às 17h. Só quem se hospeda tem maiores chances de ver o animal. Na hora que o lobo aparece, a orientação é que as pessoas aguardem a chegada dele sentadas. Ele é muito arisco, tem medo da gente, foge com movimentos bruscos. É importante evitar conversas, arrastar cadeiras ou fotos com flash”.

Como se hospedar?

Outra curiosidade é a relação dos lobos com os padres. “O lobo começa a rondar primeiro antes de subir as escadas, para verificar se tem ameaças. Quando os padres sabem que ele está perto, chama por ‘guará’ e em poucos minutos o animal está na porta da igreja comendo”, completa.

Ficou com vontade de ver um lobo-guará de perto? Por conta da pandemia, o Santuário do Caraça está fechado para visitação. Contudo, o local recebe hóspedes, basta fazer a reserva com antecedência, pelo (31) 3942-1656 ou pelo (31) 98978-3180 (WhatsApp). Também é possível reservar pelo e-mail: [email protected]. Mais informações pelo site.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!