Minas pode chegar a 755 mil infectados pela Covid-19 em outubro

Funcionários de hospital retiram paciente de ambulância e gráfico de projeção de casos da Covid-19 em Minas
De acordo com as projeções, no pior cenário, Minas teria mais de 755 mil casos até outubro (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/Facebook)

Em seu pior cenário, Minas Gerais pode chegar a mais de 755 mil infectados pelo novo coronavírus, no dia 12 de outubro, caso a pandemia saia do controle no Estado. A projeção foi apresentada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, em transmissão ao vivo em sua rede social, na noite dessa quinta-feira (23).

A estimativa considera o índice de transmissão da doença, também chamado de R(t). Atualmente, essa taxa está em 1,05 e o número de infectados em Minas é de 102.568. Se a transmissão se mantiver neste patamar, a projeção aponta que podemos alcançar 419 mil casos no dia 12 de outubro.

No melhor cenário, com o R(t) em 0,95, o Estado conseguiria achatar a curva de contaminação e chegaria à data com 267 mil infectados. “É importante que as pessoas entendam que o R(t) muda a cada dia. Ele pode aumentar e diminuir, hoje a nossa tendência é o amarelo, mas amanhã pode ser diferente”, explicou o secretário.

Projeção da covid-19 em Minas
Projeção da Covid-19 em Minas apresentada pelo secretário durante live (Reprodução/Facebook)

O secretário disse que os números apontam que Minas pode, no entanto, entrar em uma redução de casos. “Isso mostra que estamos próximos daquele momento, em uma forma global do Estado, de ter em algumas regiões, até a uma redução da transmissão e não só de uma estabilização”, afirmou.

Taxa de transmissão em Minas
Gráfico mostra taxa média de transmissão da Covid-19 no estado (Reprodução/Facebook)

A projeção foi apresentada em uma live transmitida no perfil do secretário. Ao lado de Carlos estavam o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral e o subsecretário de vigilância, Dario Ramalho (veja na íntegra clicando aqui).

Região Central

Outra projeção apresentada foi em relação à região Central de Minas, onde está a capital, Belo Horizonte. Caso a situação saia do controle, a região pode registrar cerca de 235 mil infectados até o dia 12 de outubro. Atualmente, a área conta com 34,1 mil casos e, se manter o índice de transmissão, pode chegar a 132,5 mil casos.

No melhor cenário, a região conseguiria reduzir a taxa de contaminação de 1,03 para 0,92 e chegaria na data com 86 mil casos. Como mostra o gráfico abaixo:

Projeção de casos na região central de Minas
Projeção da Covid-19 na região central (Reprodução/Facebook)

Números

Confira a mudança nos números do novo coronavírus no estado, de acordo com dados do boletim epidemiológico desta quinta (23):

  • 102.568 casos confirmados (aumento de 3,8%)
  • 2.238 mortes confirmadas (aumento de 3,3%)
  • 24.090 casos em acompanhamento (queda de 4%)
  • 76.240 casos recuperados (aumento da 6,6%)
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!