Minas tem ‘boom’ de mais de 4 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

ambulância hospital santa casa bh
Casos no estado já ultrapassam 100 mil (Amanda Dias/BHAZ)

Mesmo antes do fim de semana chegar, Minas Gerais registrou um “boom” de novos casos da Covid-19 de ontem para hoje. O estado registrou 4.244 novos casos confirmados da doença, nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) nesta sexta-feira (24), a doença já totaliza 106.812 casos em Minas.

O estado também registrou 77 mortes causadas pela Covid-19 em apenas um dia, totalizando 2.315 mortes em decorrência da doença em Minas Gerais. Ainda segundo a SES, o estado tem 24.741 casos em acompanhamento e já registra 79.756 casos recuperados.

Números

Confira a mudança nos números do novo coronavírus no estado, de ontem para hoje, de acordo com dados do boletim epidemiológico desta sexta-feira:

  • 106.812 casos confirmados (aumento de 4,1%)
  • 2.315 mortes confirmadas (aumento de 3,4%)
  • 24.741 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 79.756 casos recuperados (aumento de 4,6%

Projeção no pior cenário

Ontem, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, apresentou uma projeção do que aconteceria no pior cenário da Covid-19 no estado. Na projeção, Minas pode chegar a mais de 755 mil infectados pelo novo coronavírus, no dia 12 de outubro, caso a pandemia saia do controle no estado (leia aqui).

A estimativa considera o índice de transmissão da doença, também chamado de R(t). Atualmente, essa taxa está em 1,05 e o número de infectados em Minas é de 102.568. Se a transmissão se mantiver neste patamar, a projeção aponta que podemos alcançar 419 mil casos no dia 12 de outubro.

No melhor cenário, com o R(t) em 0,95, o Estado conseguiria achatar a curva de contaminação e chegaria à data com 267 mil infectados. “É importante que as pessoas entendam que o R(t) muda a cada dia. Ele pode aumentar e diminuir, hoje a nossa tendência é o amarelo, mas amanhã pode ser diferente”, explicou o secretário.

Projeção da covid-19 em Minas
Projeção da Covid-19 em Minas apresentada pelo secretário durante live (Reprodução/Facebook)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerasi) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!