Jornalistas fazem novas acusações de assédio e ex-chefe da Globo nega

Ellen Ferreira Edison Castro
Ellen Ferreira foi demitida após denunciar abusos do ex-chefe Edison Castro (Reprodução/Rede Globo + Arquivo Pessoal/Edison Castro)

O caso envolvendo denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-diretor de jornalismo da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo em Roraima, ganhou novos contornos neste fim de semana. O jornalista Edison Castro, acusado pela ex-apresentadora Ellen Ferreira de cometer os mais diversos tipo de assédios, negou as afirmações contra ele em entrevista ao portal UOL.

O ex-chefe de jornalismo da afiliada da Globo disse que as acusações são falsas e que sempre trabalhou com ética e retidão. “Eu tenho 30 anos de profissão, sempre pautados por muita retidão, por muita ética. Então, para mim, está sendo muito complicado ter que vivenciar esse linchamento público”, disse Edison em entrevista.

Edison de Castro também criticou Ellen, que fez a denúncia, dizendo que ela era uma pessoa difícil. “O que é assédio moral? É cobrar para ser equilibrado, para fazer jornalismo ponderado? Isso não é assédio moral. Assédio sexual nunca. Eu não entro nisso. Eu tenho meninas de lá que me adoram e sabem do respeito que eu sempre tive. Com a Ellen eu mal conversava. Cumprimentava ‘bom dia’, ‘boa tarde’, mas era uma pessoa difícil”, acrescentou ele.

Ele também enviou uma nota, onde afirma que vai buscar reparação judicial sobre as acusações. “Tenho plena convicção de que a verdade vai prevalecer, a mesma que me convence de que esta nota de esclarecimento não receberá de sites irresponsáveis a mesma atenção que recebeu a matéria a meu respeito. Lamentavelmente”, afirmou.

Ellen refuta

Por outro lado, a jornalista Ellen Ferreira, reforçou o comportamento do ex-chefe, em uma postagem em sua conta no Instagram. “Ele me adoeceu. Tudo isso, o sindicato dos jornalistas e Ministério público do trabalho já tem ciência e há provas e testemunhas”, escreveu na legenda.

Novas denúncias

Também nesse sábado (25), outras três jornalistas que trabalharam com Edison Castro em afiliadas da Globo e na Record procuraram a coluna do jornalista Leo Dias, do Metrópoles, para denunciar episódios de gordofobia e humilhações públicas.

Em Belo Horizonte, a autora das denúncias é a jornalista da Record Minas, Shirley Barroso, que trabalhou com Edison em 2008. “Ele não tinha receio de humilhar quem quer que fosse, a qualquer hora, em qualquer lugar. Colocava uns contra os outros, falava mal de todo mundo”, conta.

“Uma vez, ele chamou uma repórter na sala dele e ofereceu sibutramina [medicamento para tratar a obesidade] para ela. Em outro caso, durante a cobertura do sequestro da Eloá, em São Paulo, o Edison tomou a transmissão de uma repórter e passou a fazer a narração dando informações inverídicas. Ficamos horrorizados, mas ele era o chefe”, conta Shirley a Léo Dias.

Edison foi afastado da filial de Belo Horizonte após denúncias feitas para o presidente de jornalismo da Record da época, Douglas Tavolaro. .

Entenda o caso

Na última sexta-feira (24), A jornalista Ellen Ferreira foi demitida da filiada da Globo. A direção alegou reestruturações para justificar o desligamento. Mas, em entrevista a Léo Dias, Ellen, que apresentou o Jornal Nacional em outubro do ano passado, acredita que o motivo seja o diretor de jornalismo, acusado por ela e vários outros funcionários dos mais diversos tipos de assédios.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!