Covid-19: BH ultrapassa 18 mil infectados e acumula 458 mortes

ambulância maca santa casa bh
100% dos mortos tinha alguma comorbidade ou fator de risco (Amanda Dias/BHAZ)

Vinte e seis pessoas foram incluídas no registro de mortes por Covid-19 em Belo Horizonte apenas nos últimos três dias, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (27). Também foram confirmados 1.527 novos casos no mesmo período.

Com isso, a capital ultrapassou a marca dos 18 mil contaminados pela doença e acumula um total de 458 mortes. Entre os casos confirmados, a maioria são mulheres que têm entre 20 e 39 anos. Os índices também são altos entre homens da mesma faixa etária e pessoas de 40 a 59 anos.

Já entre as mortes, um fator chama atenção: conforme a Prefeitura, 100% dos óbitos confirmados foram de pessoas que tinham pelo menos um fator de risco ou comorbidade. Entre os fatores de risco, se destaca a idade avançada – a maioria com 60 anos ou mais -, enquanto as doenças cardíacas são a principal comorbidade observada entre as vítimas.

Ocupação de leitos

Questão discutida com frequência na capital recentemente, a ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 também escalou. Na sexta, a taxa de ocupação era de 89%. Hoje, o boletim divulgado pela prefeitura mostrou que há um total de 414 leitos de UTI Covid ocupados na cidade – o equivalente a 92%.

A ocupação dos leitos de enfermaria reservados para pacientes com coronavírus permaneceu estável durante o fim de semana, com 1.115 leitos ocupados, o que equivale a 73% da estrutura disponível exclusivamente para o tratamento da Covid-19 na rede pública de BH.

Reforce a proteção contra o vírus

Para evitar a propagação da doença, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória. São elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!