Influencer desabafa após receber proposta racista por e-mail

sarah fonseca racismo e-mail
Sarah Fonseca desabafa sobre proposta com teor racista (Instagram/@sarahafonseca/Reprodução)

A digital influencer Sarah Fonseca, que participou do De férias com o ex, da MTV, desabafou na manhã desta segunda-feira (27) após receber um e-mail com teor considerado racista. Na mensagem, uma cirurgiã-dentista oferece um tratamento facial e sugere que ela deve “corrigir” o nariz. Sarah fez uma sequência de stories explicando o racismo e ainda contou que muitas pessoas a criticaram após a postagem.

“Como uma pessoa é capaz de me indicar o que posso ‘corrigir’ em mim? E se eu tiver satisfeita? E se realmente me incomodasse e ela sinalizasse ainda mais meu incômodo? Esse e-mail tá errado em TANTOS aspectos!”, começou a digital influencer pelo Twitter.

No e-mail (veja abaixo), a profissional diz que encontrou Sarah no Instagram e estava “analisando suas fotos”. Ela convida a digital influencer para uma parceria. “Você é linda e posso te deixar ainda mais bela! Um procedimento que seria indicado para você é a redução da largura nasal, se caso isso te incomodar”, disse a cirurgiã-dentista, que termina deixando seu perfil e contato, ambos censurados.

Com a repercussão do tuíte, algumas pessoas passaram a criticar a digital influencer, que decidiu se pronunciar pelo Instagram. “Esse e-mail é antiético, racista e está errado em diversos níveis. Imagina se fosse uma pessoa com a autoestima baixa, o gatilho que essa mulher teria me causado quando li o e-mail”, iniciou a influencer.

‘Encontrou um defeito’

“Ela chegou a dizer, claramente, que analisou as minhas fotos e encontrou um defeito, que seria o meu nariz mais largo. Mas, querida, vamos lembrar que nariz mais largo é uma característica de negro? Você vai fazer o que? Vai embranquecer todo mundo no seu consultório?”, continuou Sarah.

A influencer colocar uma situação hipotética para exemplificar o problema. “Imagina uma pessoa, que vai lá só fazer uma limpeza, que não tem dinheiro para procedimento estético. Aí ela fala que está analisando o rosto e diz ‘acho que a gente pode diminuir esse nariz aí’. O que me preocupa, é que a pessoa às vezes nem sabe que ela errou”.

Sarah lembra que diversas meninas comentaram o tuíte, dizendo que gostariam de receber um e-mail como esse. “Várias meninas falaram: ‘Eu odeio meu nariz, se fosse eu ia correndo’. Elas não viram o problema do e-mail, está na abordagem. Se ela chegasse para mim e falasse: ‘Olá, tudo bem? Sou a profissional tal, realizo os procedimentos tais Caso tenha interesse, gostaria de oferecer uma parceria’. Aí serio ok”, explica.

“Eu me acho uma pessoa bonita, minha autoestima é boa. Sobre o meu nariz: eu já cheguei rino modelação. Mas foi para uma ondinha que tinha no meu nariz, era algo que eu sozinha via nas fotos e me incomodava. Já saiu, e não tive urgência de fazer de novo”, relata.

‘Não vou expor’

Ela continua e diz que isso é muito grave. “Muito mesmo, isso não pode acontecer. E se fosse outra pessoa? Ainda bem que sou bem segura de mim. Não me perguntem, não vou expor a profissional. A internet não tem limites, vocês fazem linchamento, vocês cancelam as pessoas, vocês ameaçam, mandam mensagens que eu não gostaria de receber. Acho que a pessoa tem outras formas de aprender o que está errado. Acho que a pessoa pode desconstruir”.

Sarah termina dizendo que pretende responder ao e-mail, mas ainda não sabe o que vai escrever. A digital influencer ainda agradece a todas mensagens de carinho e apoio, mas também reclama dos ‘haters’ opinando sobre racismo. Veja a repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!