Home NotíciasBrasilInfluencer desabafa após receber proposta racista por e-mail

Influencer desabafa após receber proposta racista por e-mail

sarah fonseca racismo e-mail

A digital influencer Sarah Fonseca, que participou do De férias com o ex, da MTV, desabafou na manhã desta segunda-feira (27) após receber um e-mail com teor considerado racista. Na mensagem, uma cirurgiã-dentista oferece um tratamento facial e sugere que ela deve “corrigir” o nariz. Sarah fez uma sequência de stories explicando o racismo e ainda contou que muitas pessoas a criticaram após a postagem.

“Como uma pessoa é capaz de me indicar o que posso ‘corrigir’ em mim? E se eu tiver satisfeita? E se realmente me incomodasse e ela sinalizasse ainda mais meu incômodo? Esse e-mail tá errado em TANTOS aspectos!”, começou a digital influencer pelo Twitter.

Leia mais: Beirute pós-explosão: Vídeos mostram cenário apocalíptico na cidade

No e-mail (veja abaixo), a profissional diz que encontrou Sarah no Instagram e estava “analisando suas fotos”. Ela convida a digital influencer para uma parceria. “Você é linda e posso te deixar ainda mais bela! Um procedimento que seria indicado para você é a redução da largura nasal, se caso isso te incomodar”, disse a cirurgiã-dentista, que termina deixando seu perfil e contato, ambos censurados.

Com a repercussão do tuíte, algumas pessoas passaram a criticar a digital influencer, que decidiu se pronunciar pelo Instagram. “Esse e-mail é antiético, racista e está errado em diversos níveis. Imagina se fosse uma pessoa com a autoestima baixa, o gatilho que essa mulher teria me causado quando li o e-mail”, iniciou a influencer.

Leia mais: Ex-ministro de Bolsonaro compartilha vídeo com informações falsas sobre Kalil

‘Encontrou um defeito’

“Ela chegou a dizer, claramente, que analisou as minhas fotos e encontrou um defeito, que seria o meu nariz mais largo. Mas, querida, vamos lembrar que nariz mais largo é uma característica de negro? Você vai fazer o que? Vai embranquecer todo mundo no seu consultório?”, continuou Sarah.

A influencer colocar uma situação hipotética para exemplificar o problema. “Imagina uma pessoa, que vai lá só fazer uma limpeza, que não tem dinheiro para procedimento estético. Aí ela fala que está analisando o rosto e diz ‘acho que a gente pode diminuir esse nariz aí’. O que me preocupa, é que a pessoa às vezes nem sabe que ela errou”.

Sarah lembra que diversas meninas comentaram o tuíte, dizendo que gostariam de receber um e-mail como esse. “Várias meninas falaram: ‘Eu odeio meu nariz, se fosse eu ia correndo’. Elas não viram o problema do e-mail, está na abordagem. Se ela chegasse para mim e falasse: ‘Olá, tudo bem? Sou a profissional tal, realizo os procedimentos tais Caso tenha interesse, gostaria de oferecer uma parceria’. Aí serio ok”, explica.

“Eu me acho uma pessoa bonita, minha autoestima é boa. Sobre o meu nariz: eu já cheguei rino modelação. Mas foi para uma ondinha que tinha no meu nariz, era algo que eu sozinha via nas fotos e me incomodava. Já saiu, e não tive urgência de fazer de novo”, relata.

‘Não vou expor’

Ela continua e diz que isso é muito grave. “Muito mesmo, isso não pode acontecer. E se fosse outra pessoa? Ainda bem que sou bem segura de mim. Não me perguntem, não vou expor a profissional. A internet não tem limites, vocês fazem linchamento, vocês cancelam as pessoas, vocês ameaçam, mandam mensagens que eu não gostaria de receber. Acho que a pessoa tem outras formas de aprender o que está errado. Acho que a pessoa pode desconstruir”.

Sarah termina dizendo que pretende responder ao e-mail, mas ainda não sabe o que vai escrever. A digital influencer ainda agradece a todas mensagens de carinho e apoio, mas também reclama dos ‘haters’ opinando sobre racismo. Veja a repercussão:

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários