Manhã gelada! Umidade vinda do oceano faz BH ter manhã fria

frio bh pessoa com jaqueta
Sensação de frio deve aumentar com os ventos (Amanda Dias/BHAZ)

O belo-horizontino que saiu de casa no começo do dia sentiu o frio desta segunda-feira (27). Em alguns pontos da cidade houve sereno, que aliado com os ventos, aumentou ainda mais a sensação de baixa temperatura na capital mineira. A tendência é de que os próximos dias sejam nublados e que o frio aumente com a chegada do final de semana. Não há previsão de chuvas.

“A nebulosidade que tivemos pela manhã foi ocasionada pelo aglomerado de nuvens que estava passando pela região metropolitana de Belo Horizonte. Tudo foi devido à circulação marítima de umidade vinda do oceano Atlântico. No decorrer do dia, o sol deve aparecer, mas o tempo permanecerá nublado e sem chuva”, explica, ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis.

A temperatura mínima registrada em Belo Horizonte hoje foi de 15ºC e a máxima estimada é de 26ºC. A umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 45% na parte da tarde. Até a próxima quinta-feira (30), a máxima poderá chegar aos 28ºC.

E o fim de semana?

“Uma frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro vai provocar queda na temperatura máxima. A previsão é que os termômetros não ultrapassem os 23ºC no fim de semana. Esta variação na temperatura é comum nesta época do ano. A sensação de frio tende a aumentar, pois teremos os ventos. Ventos que são típicos do mês de agosto que se aproxima”, destaca Ruibran dos Reis.

Se o frio é presença garantida, o mesmo não pode ser dito para as chuvas. A capital mineira, segundo o meteorologista, não registra chuvas significativas desde 25 de maio. “Também é comum neste período o tempo seco, às vezes ficamos até 100 dias sem precipitações. Quando falamos em ‘chuvas significativas’ estamos dizendo sobre aquelas que ultrapassam os 10 mm (milímetros)”, conclui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!