Nova série do Fantástico mostra pessoas presas injustamente e emociona

douglas projeto inocencia fantastico
Douglas, preso injustamente e, ao lado, sua mãe desmaiada após saber de sua absolvição (Fantástico/YouTube/Reprodução)

Uma nova série do Fantástico emocionou os telespectadores na noite desse domingo (26). Intitulado de Projeto Inocência, o novo quadro do programa dominical da TV Globo mostra histórias de pessoas que foram condenadas injustamente. No primeiro episódio, a história narrada foi a de Douglas de Freitas Júnior, condenado erroneamente por tráfico de drogas em 2018 e, posteriormente, inocentado.

Douglas foi preso por portar 1089 porções de cocaína e 200 de maconha. O paulista, na época com 20 anos, afirmou diversas vezes que não era dono da bolsa repleta de drogas. Nos relatos, ele estava com o avô no dia, explicou que ia visitar amigos e não levava mochila alguma consigo. Quando foi abordado, estava com uma criança no colo, filha de uma amiga.

De acordo com o jovem, a própria PM estava com a bolsa. “Ele [policial] falou assim: ‘Aqui é o Choque, você tá achando que tá falando com quem?’. Ele estava mexendo na mochila, abriu e falou: ‘Como que ia ficar na suas costas? Coloca a mochila! Quer que eu fale de novo?’. Aí deu um tiro na minha perna”, contou Douglas, que em seguida foi algemado e levado pelos policiais.

Pesadelo de quase 2 anos

Foram quase 60 dias na cadeia até Douglas que pudesse responder em liberdade. No total, o jovem cumpriu pena de 1 ano e 6 meses em regime semiaberto. “Dá uma dor no coração. Porque todo dia você tem que olhar pra uma coisa que você não fez e pagar por ela. Não é um sentimento normal”, desabafou o jovem. A mãe dele chegou a desmaiar de emoção quando foi informada que o filho havia sido inocentado pela Justiça.

Imagens de câmeras de segurança de um comércio local mostraram Douglas sem a mochila nas costas e com a criança no colo. As provas foram apresentadas à Justiça que, por fim, absolveu o jovem.

Ao Fantástico, a PM declarou “não ter recebido notificação da Justiça para apurar a conduta dos policiais”. A polícia ainda informou que “adotará medidas cabíveis caso seja notificada”. Veja a reportagem completa:

https://www.youtube.com/watch?v=APosxka_Kxk&feature=emb_title

Nas redes sociais, famosos e anônimos se comoveram com a história de Douglas. Veja a repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!