Felipe Neto é atacado nas redes e recebe apoio de figuras públicas

felipe neto youtuber
Tuítes falsos foram usados para acusar o youtuber de apologia à pedofilia (Instagram/felipeneto/Reprodução)

Uma “guerra” de posicionamentos contra e a favor do youtuber Felipe Neto tomou conta das redes sociais na manhã desta terça-feira (28) e divide opiniões. As publicações com as hashtags #TodosContraFelipeNeto e #FelipeNetoLixo incluem acusações de apologia à pedofilia, baseadas em tuítes falsos. Já a hashtag #JuntosComFelipeNeto é movimentada em oposição às críticas, e conta com o apoio do apresentador Luciano Huck.

O youtuber, que deixa clara a oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é atacado principalmente por perfis bolsonaristas. Felipe Neto afirma que, até o início da tarde de ontem, 416 vídeos que o associam à pedofilia e a conteúdos impróprios para crianças foram publicados nas redes sociais, mas acabaram derrubados por violação das diretrizes das plataformas.

Além das acusações, baseadas em publicações falsas, os perfis críticos ao youtuber afirmam que o conteúdo produzido por ele é impróprio para crianças, por incluir palavrões e piadas de conotação sexual. Por outro lado, os usuários que saem em defesa de Felipe Neto afirmam que ele “renova o debate público” e reprimem as acusações falsas feitas contra ele.

Acusações de pedofilia

As publicações críticas ao youtuber incluem supostos tuítes que associam Felipe Neto à pedofilia. A veracidade das publicações foi verificada por agências de checagem de fatos, como a Aos Fatos e a Agência Lupa, e foi comprovado que não há indícios de que elas tenham sido publicadas por ele.

O próprio youtuber divulgou as imagens falsas e esclareceu que se tratam de montagens. “Esse post está sendo amplamente compartilhado via whatsapp, telegram, facebook, twitter e instagram. É uma mentira nojenta, que mostra até onde eles são capazes de ir para tentar arruinar a reputação de opositores”, escreveu ele no Twitter. “Quem financia isso? Quem cria a montagem? Quem está por trás das mentiras criadas intencionalmente?”, questionou Felipe Neto.

Apoio

Em oposição às críticas, a hashtag #JuntosComFelipeNeto foi levantada no Twitter para demonstrar apoio ao youtuber, contando com a participação de artistas, políticos e figuras públicas. “Covardia, bullying, desrespeito…nada disso é tolerável. Felipe Neto é voz corajosa nas redes. Goste-se ou não dele, temos de defender quem renova o debate público. Se nossa geração quer deixar como legado 1 país + afetivo e eficiente, temos de participar+. #JuntosComFelipeNeto”, escreveu Luciano Huck.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!