Gato é diagnosticado com o novo coronavírus no Reino Unido; animais não transmitem vírus

Gato coronavírus
Pesquisa diagnosticou presença do novo coronavírus em gato (Banco de imagens: Envato)

Uma gata foi diagnosticada com o novo coronavírus, após um estudo científico, realizado no Sul da Inglaterra. De acordo com o levantamento, o caso é a primeira infecção animal registrada no Reino Unido. Cientistas suspeitam de que a bichana tenha sido contaminada pelo próprio dono. No entanto, não há risco de que os gatos possam contaminar humanos.

Segundo o jornal local, The Guardian, a gata se infectou em maio deste ano. Inicialmente, o bicho chegou a ser diagnosticado com herpes felino, por um veterinário particular.

Entretanto, um estudo do Centro de Pesquisa de Vírus de Glasgow, coletou amostras de centenas de gatos, em junho, e a bichana testou positivo para o novo coronavírus. Novas testagens foram feitas pelo Laboratório de Saúde de Plantas Animais em Weybridge, na semana passada, que confirmou que realmente a gata estava com a Covid-19.

Sintomas

De acordo com o jornal, a gata de seis anos apresentou apenas sintomas leves e se recuperou, assim como o dono. Ao veículo, a professora de virologia comparativa da Universidade de Glasgow, Margaret Hosie, disse que a pesquisa é importante para identificar o comportamento do vírus.

“É uma descoberta bastante rara. Estamos sempre interessados em doenças zoonóticas – doença que pode ser transmitida entre humanos e animais – para ver se há alguma evolução no vírus. Mas, ainda não temos evidências de que o vírus tenha mudado e que possa infectar outros gatos”, afirma.

A presidente da Associação Veterinária Britânica, Daniella Dos Santos, destacou que os bichos não apresentam risco para os humanos, mas a higiene dos animais deve ser observada.

“É muito importante que ninguém entre em pânico. Houve um punhado de casos em todo o mundo em que animais de estimação foram infectados com a Covid-19 e não há evidências de que animais de estimação possam passar o vírus para seus donos”, explica.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!