Kalil lidera em todos os cenários de pesquisa sobre eleição em BH

alexandre kalil prefeito belo horizonte
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas (Amanda Dias/BHAZ)

O atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), pode conseguir se reeleger com grande vantagem sobre os outros candidatos à prefeitura, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Nos resultados da pesquisa, ele aparece à frente em todos os cenários. O primeiro turno do pleito acontece no dia 15 de novembro.

O levantamento, que foi encomendado pelo grupo Bandeirantes, mostra que Kalil aparece com 26,7% das intenções de voto na pesquisa espontânea, quando o nome dos outros candidatos não é apresentado. De acordo com a BandNews, foram ouvidos 820 eleitores entre os dias 22 e 25 de julho, e a margem de erro da pesquisa é de 3,5%.

Ainda na pesquisa espontânea, 59,8% afirmaram que não sabem em quem votarão, e 9,5% disseram que não votarão em ninguém. A deputada federal Áurea Carolina (PSOL) aparece com 1,5% das intenções de voto, seguida pelo deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), com 0,6%.

Pesquisa estimulada

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, que inclui 14 candidatos, Alexandre Kalil aparece com 55,9% das intenções de voto. João Vítor Xavier aparece em seguida, com 6,5% das intenções, e Áurea Carolina tem 4,1%. O candidato do Partido Novo, Rodrigo Paiva, tem 3%. Bruno Engler (PRTB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) estão empatados com 2,1%.

Na sequência, estão: Nilmário Miranda (PT), com 2% das intenções de voto; o deputado federal André Janones (Avante), com 1,2%; Luísa Barreto (PSDB), com 0,7%; o deputado federal Laffayette Andrada (Republicanos), com 0,5%; Fabiano Cazeca (PROS), com 0,4%; Júlio Delgado (PSB), com 0,1%; Marcelo Souza (Patriota), com 0,1%. Dentre os consultados, 14,1% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos e 7,1% não sabem.

No segundo cenário da pesquisa estimulada, em que nove candidatos foram citados, Kalil também lidera com folga, com 56,5% das intenções de voto. Na sequência está João Vítor Xavier, com 6,7%; Áurea Carolina, com 4,4%; Rodrigo Paiva, com 3,7%; Professor Wendel, com 2,2%; Bruno Engler, com 2,1%; Nilmário Miranda, com 2%; Luísa Barreto, com 0,7%; e Marcelo de Souza, com 0,1%.

Ainda no segundo cenário, 6,8% não souberam responder e 14,9% afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos. De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, 37,8% dos consultados afirmaram que “com certeza” votariam em Alexandre Kalil, e 27,3% não votariam nele “de jeito nenhum”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!