Guardas de BH passarão por testes psicológicos a cada 5 anos

Agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizontes
Agentes da Guarda Civil Municipal passarão por testes a cada 5 anos (Amanda Dias/BHAZ)

Os guardas municipais de Belo Horizonte terão que passar por uma avaliação psicológica a cada cinco anos para que possam continuar com o porte de armas. A determinação foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) nesta quinta-feira (30).

Segundo a GCMBH (Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte), a medida tem o objetivo de controlar, ainda mais, o uso de armamento. Anteriormente, a corporação seguia o Estatuto de Desarmamento do Governo Federal, que previa a renovação do porte a cada 10 anos, com a realização de exames psicológicos.

Uso de armas

Em abril de 2016, parte do efetivo da GCMBH começou a trabalhar com armas de fogo na capital mineira. Na época, 90 agentes passaram a atuar com pistolas 380 e revólveres calibre 38.

De acordo com a corporação, todos os agentes estão aptos a utilizar armas o e passam por um curso de atualização para manejo e emprego do armamento.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!