Home NotíciasBHVentania forte chega a 80 km/h em BH e assusta moradores nesta sexta

Ventania forte chega a 80 km/h em BH e assusta moradores nesta sexta

ventos vista belo horizonte

Uma ventania forte assustou os belo-horizontinos na madrugada desta sexta-feira (31). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na estação Cercadinho, os ventos chegaram a 80 km/h, o que é considerada uma ventania forte, de acordo com a escala Beaufort. Nas redes sociais, as pessoas ficaram preocupadas e contaram sobre como passaram a noite.

“Estamos com um centro de alta pressão no oceano, trazendo umidade para o interior do continente. Essa diferença é que dá condição de tempo com mais vento. Não significa rajadas intensas, mas mais frequentes”, explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet. Ela também reforça que os ventos medidos em Cercadinho não representam BH de uma forma geral, já que a estação está localizada em um ponto muito alto, fora da área urbana.

Leia mais: Twitter estuda lançamento de versão paga e usuários ‘ressuscitam’ Orkut

Na estação Pampulha, as rajadas de vento atingiram 33 km/h. “Em outros pontos da cidade a intensidade pode ter sido maior ou menor. Isso depende se a área é mais aberta ou fechada. São vários os fatores que podem interferir na questão da velocidade do vento. Algumas ruas, por exemplo, podem formar um corredor mais propício a ventos fortes, por conta de edificações”, continua a meteorologista.

Escala de Beaufort

A escala de Beaufort é usada para classificar a intensidade dos ventos e possui 12 níveis. A ventania registrada na capital mineira atingiu a nona, considerada uma “ventania forte”, que pode causar “danos em árvores e construções”, além de ser “impossível andar contra o vento”. Após esse índice, existem apenas três: tempestade, tempestade violenta e o último, furacão. Veja:

Leia mais: Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho
Escala Beaufort ventos
Escala Beaufort (Reprodução/Wikipedia)

Repercussão

Nas redes sociais, os moradores da capital mineira compartilharam momento de tensão com os ventos desta madrugada. Veja a repercussão:

Previsão

A sexta-feira será de céu parcialmente nublado, com nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas na região metropolitana. Para Belo Horizonte, não há previsão de chuva. A temperatura mínima foi de 12.8ºC e a máxima pode atingir os 25ºC, segundo o Inmet. A umidade relativa do ar tem mínima de 40%.

Para o fim de semana, a variação de nebulosidade ao longo do dia persiste. Neste sábado (1º), a mínima é de 12ºC e a temperatura máxima pode atingir os 25ºC. Para domingo (2), a mínima cai e pode atingir os 11ºC, com a máxima se mantendo em 25ºC. Não há previsão de chuva para Belo Horizonte e, no decorrer da próxima semana, a temperatura mínima deve continuar caindo.

Vitor Fernandes

Vitor Fernandes

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.

Comentários