Comentarista é afastado após fala racista sobre Marinho

marinho fabio benedetti
Emissora se desculpou com o jogador e informou que ainda tomará outras providências (Reprodução/Instagram/@marinhooficial/@chefbenedetti)

Menos de dois dias depois de fazer um comentário racista associando o atacante Marinho, do Santos, a uma senzala (relembre aqui), o comentarista Fábio Benedetti foi afastado da Rádio Energia 97 FM, de São Paulo. O afastamento foi anunciado pela rádio em nota divulgada à imprensa.

No comunicado, a emissora declara que “repudia severamente as palavras proferidas” por Benedetti e que “não compactua com nenhum tipo de injúria racial”. “Decidimos afastar o comentarista e já estamos em contato com ele para decidirmos como serão conduzidos os próximos passos”, informou a rádio.

A 97FM também aproveitou a oportunidade para se desculpar publicamente com o atacante, sua família e com os ouvintes que se sentiram ofendidos pela fala do comentarista. “Nós como rádio estamos atentos às manifestações de nossos ouvintes e não nos ateremos apenas a palavras ou desculpas”, concluiu a nota (leia na íntegra abaixo).

Relembre

O comentário preconceituoso que acarretou o afastamento de Benedetti foi feito no intervalo de uma partida do Santos contra a Ponte Preta na última quinta-feira (30). Após o atacante ser expulso, o comentarista foi perguntado sobre o que diria ao jogador em um grupo de mensagens do qual os dois participam.

“Eu vou falar assim: ‘Você é burro, você está na senzala, você vai sair do grupo uma semana para pensar sobre o que você fez”, foi a resposta de Benedetti (veja detalhes aqui). Após a repercussão negativa da fala, Marinho se posicionou sobre o episódio em suas redes sociais: “Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser preto”.

Ver essa foto no Instagram

O momento não é dos melhores! Essa foto mostra e minha filha alicia negra como EU, cabelo black ou trança, nada esconde quem somos, ser humano igual a qualquer outro, e ontem um rapaz aí após minha expulsão, acabou falando pra eu voltar pra senzala! Mandar amigos me chamar não prova pra mim que você é diferente, eu te perdoo e perdoei por mensagem no insta , porém o tom de deboche ao falar que eu tinha que ir pra senzala não pegou bem, tenho orgulho daminha cor, orgulho de onde vim, você é pai e ensine teus filhos a ser diferente de você em pensamento! Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não! Quer me julgar por atitude em campo?ok! Errei e estou aqui pra assumir, esse é apenas um desabafo de alguém que passou a noite toda chorando por um erro! Mais não significa que até minha Cor venha ser colocada em assunto! Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO

Uma publicação compartilhada por ✞ ??????? ☬ (@marinhoofficial) em

Nota na íntegra

Na noite de quinta-feira, dia 30/07/2020, durante a transmissão do jogo entre Santos e Ponte Preta no programa Energia em Campo, o integrante Fábio Benedetti fez um comentário racista em relação ao jogador Marinho do Santos.
A Energia 97FM repudia severamente as palavras proferidas e vem por meio deste deixar explícito que não compactua com nenhum tipo de injúria racial. Decidimos afastar o comentarista e já estamos em contato com ele para decidirmos como serão conduzidos os próximos passos.
Nos desculpamos e nos solidarizamos com todos, principalmente, com o jogador Marinho e sua família.
Nós como rádio estamos atentos às manifestações de nossos ouvintes e não nos ateremos apenas a palavras ou desculpas.
Atenciosamente,
Rádio Energia 97FM

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!