MG registra 92 mortes em 24h; total de infectados se aproxima de 130 mil

ambulância paciente covid
Estado tem mais de 129 mil infectados pelo coronavírus (FOTO ILUSTRATIVA – Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais registrou nas últimas 24 horas 92 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 2.879 novos casos. Com os dados, o estado chegou a 2.861 óbitos e a 129.985 diagnósticos positivos da doença, conforme o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) deste sábado (1º). O informe não traz a distribuição por cidades.

O estado mineiro registrou a segunda maior anotação de mortes em um dia. O recorde é referente ao dia 22 de julho, quando foram inseridas, nos dados sobre a doença, 95 óbitos. No informe de hoje, a SES-MG não divulgou a distribuição dos casos confirmados de Covid-19 em Minas. Segundo a pasta, a informação pode ser conferida no Painel de Monitoramento de Casos.

Veja o que mudou em relação ao boletim de ontem:

  • 129.985 casos confirmados (aumento de 2,26%)
  • 2.861 mortes (aumento de 3,32%)
  • 27.526 casos em acompanhamento (aumento de 0,86%)
  • 99.598 casos recuperados (aumento de 2,62%).

Mudança aos fins de semana

Procurada pelo BHAZ, a SES-MG informou que o boletim epidemiológico “foi readequado em uma versão mais reduzida”. A medida será tomada somente aos finais de semana. Com isso, nas publicações destes dias “serão informados o número de casos e óbitos registrados no estado”.

“A SES-MG mantém seu compromisso de informar a população sobre os dados recebidos e o enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais”, diz trecho da nota que pode ser lido na íntegra ao final da matéria.

Casos e mortes

O portal indicado pela SES-MG ainda não está atualizado com os dados deste sábado. Sendo assim, as cidades com mais casos confirmados de Covid-19, até ontem, são: Belo Horizonte [20.276], Uberlândia [12.453], Ipatinga [5.516], Governador Valadares [3.877] e Juiz de Fora [3.424]. Os municípios com mais morte são: Belo Horizonte [528], Uberlândia [204], Contagem [161], Juiz de Fora [108] e Governador Valadares [91].

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nota da SES-MG na íntegra

“A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o boletim epidemiológico, aos fins de semana, foi readequado em uma versão mais reduzida, em que serão informados o número de casos e óbitos registrados no estado. 

A SES mantém seu compromisso de informar a população sobre os dados recebidos e o enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais. O Painel de Monitoramento (Power BI), disponível para acesso no sítio eletrônico da SES/MG (www.saude.mg.gov.br/coronavirus), continuará sendo atualizado, diariamente, com a distribuição de casos por município. 

Informamos, ainda, que durante a semana a versão completa será publicada”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!