Covid-19: Rússia planeja começar vacinação em massa a partir de outubro

vacina
Primeiros a receber as doses serão profissionais da saúde e professores (IMAGEM ILUSTRATIVA – Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um dos principais nomes associados a uma possível cura para a Covid-19, a Rússia anunciou, neste sábado (1º), que pretende iniciar uma campanha de vacinação em massa da população ainda em outubro deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde do país e divulgado pela agência estatal Ria Novosti.

Foram divulgados poucos detalhes sobre a campanha, mas o ministro informou que a etapa de testes clínicos já foi concluída pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa e Epidemiologia e que, agora, o país depende dos trâmites legais para começar a vacinação em dois meses. Os primeiros da fila para receber as doses serão professores e profissionais da saúde.

Também não foi informada a quantidade de vacinas que serão distribuídas neste primeiro momento, mas as autoridades locais tratam a ocasião como uma grande conquista, que chegou até a ser comparada com grandes marcos históricos: o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto equiparou o desenvolvimento da vacina ao lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética em 1957.

Conclusão dos testes e registro

Ainda no mês passado, a Rússia anunciou que havia concluído a primeira fase de testes de uma vacina contra o coronavírus (leia aqui). Segundo a Universidade Sechenov, os primeiros resultados, obtidos após um teste em dois grupos de 38 voluntários, iniciado em 18 de junho, foram satisfatórios.

“Por volta da data de 14 a 15 de agosto, espero que uma pequena quantidade da vacina possa ser posta em circulação”, disse Alexander Gunzburg, diretor do Instituto Gamaleya de Pesquisa Científica, à época.

A Rússia é o quarto país do mundo com maior número de casos confirmados de Covid-19, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Brasil e Índia. Já são quase 844 mil infectados no país, que acumula ainda um total de 14.034 mortos pela doença, conforme dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!