‘Dona Florinda’ diz que parar de exibir ‘Chaves’ é ‘agressão às pessoas’

florinda meza roberto bolaños chaves
Os programas pararam de ser exibidos por causa de um embate entre a Televisa e os herdeiros de Bolaños (Reprodução/florindamezach1/Instagram)

A atriz Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños, se manifestou nas redes sociais a respeito da suspensão da exibição dos programas Chaves, Chapolin e Chespirito. Ela, que viveu personagens como Dona Florinda e Pópis, conta que não participou das negociações entre a Televisa e os herdeiros de Bolaños, que morreu em 2014, sobre os direitos de distribuição das produções.

Para Florinda, a suspensão “é uma agressão às pessoas”, justamente neste momento em que o mundo “mais precisa de diversão”. “Além do mais, vai contra seus próprios interesses comerciais, porque, neste momento, queremos ver tudo que nos lembre de um mundo que foi melhor. Chespirito já é um programa cultuado. É parte do DNA dos latinos, o levamos na memória genética. Pretender eliminá-lo do nada é uma medida pouco inteligente”, escreveu.

A atriz e viúva do ator que deu vida a Chaves e a Chapolin pediu que a exibição dos programas fosse retomada e completou: “É triste comprovar como, na sua própria casa, a quem você deu milhões de dólares, é onde menos te valorizam. Nunca pensei que isso fosse me acontecer, mas pela primeira vez encontro uma razão para dizer: ‘Que bom que meu Rober não está neste mundo!’. Este ato incompreensível ‘chuta’ sua lembrança e o que ele mais respeitou: o público. Talvez alguns executivos sem visão querem apagá-lo, mas no coração e na memória dos bons, que sempre o seguiram, estará mais vivo que nunca”.

Suspensão

Na última sexta-feira, o SBT informou que os programas Chaves, Chapolin e Chespirito não serão mais exibidos na emissora. De acordo com o comunicado, a mexicana Televisa, detentora dos direitos das obras produzidas, enviou uma notificação à empresa de Silvio Santos na quarta informando sobre a suspensão do contrato “por causa de um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.

O impasse estaria acontecendo por questões financeiras entre a Televisa e os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños – que criou e deu vida aos personagens Chaves e Chapolin – que estariam exigindo um valor maior no repasse das séries para o conglomerado mexicano. De acordo com a página Fórum Chaves, a suspensão das atrações acontece não só no Brasil, mas também no México, Argentina, Colômbia, Chile e Equador. Os humorísticos também não estão mais disponíveis no Blim, serviço de streaming da Televisa e nos canais oficiais no YouTube.

“A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31 de julho, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havia sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato.

O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de ‘Chaves’, ‘Chapolin’ e ‘Chespirito’, imediatamente”, informou o SBT.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!