Covid-19: Mudança de sistema causará salto no número de mortes em MG

Profissionais da saúde ambulância
Número de óbitos por Covid-19 deve aumentar nos próximos dias (Amanda Dias/BHAZ)

Nos próximos dias, uma mudança processual causará um salto expressivo no número de mortes por Covid-19 divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Com isso, o cenário retratado nos balanços deve ficar mais próximo da realidade no estado e diminuirá a diferença em relação aos dados de óbitos computados pelas secretarias municipais. 

Em coletiva na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que o atraso entre a notificação da morte nos municípios e a confirmação no sistema da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) deve cair de dez para três dias.

Isso se deve à troca do banco de dados para o Sivep-Gripe, sistema do Governo Federal. “Neste momento, entendemos que o Sivep-Gripe já está suficiente atualizado para que a gente faça a migração da notificação que é feita ao estado de Minas. Ou seja, os municípios avaliam óbito e demoram um tempinho para notificar a SES-MG. Por outro lado, o Sivep-Gripe é quase instantâneo a notificação”, disse Carlos Eduardo.

Explosão de casos

Com a queda no atraso das notificações o número de mortes deve subir nos próximos dias. “Nós estamos acompanhando nos últimos quatro dias, e a diferença entre o Sivep e os dados da SES-MG está em torno de 100 óbitos. É provável que, de hoje para amanhã, seja consolidada essa diferença”, destacou Carlos.

Sem mais detalhes

Por conta da mudança, os dados sobre idade e sexo das vítimas, por exemplo, sairão do ar ao longo desta semana. No entanto, o secretário de Saúde garante que os detalhes sobre os óbitos serão retomados. “Não detalharemos idade e sexo e outros dados durantes essa semana, mas esses parâmetros serão mantidos e retornarão na semana que vem”.

Números

Minas Gerais registrou três óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Além disso, em um dia, foram 942 novos infectados, deixando o estado próximo à marca de 134 mil pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

Confira os números da Covid-19 em Minas, de acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (3):

  • 133.743 casos confirmados (aumento de 0,7%)
  • 2.894 mortes confirmadas (aumento de 0,1%)
  • 28.287 casos em acompanhamento (aumento de 0,5%)
  • 102.562 casos recuperados (aumento de 0,7%)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerasi) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:Leia mais: Ex-dirigente de sindicato da saúde de BH morre devido à Covid-19

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!