Pousadas e lojas fechadas! Serra do Cipó recua após aumento de casos da Covid-19

santana do riacho corona
Em maio, a prefeitura pediu para as pessoas visitarem a cidade em outro momento (Prefeitura Santana do Riacho/Reprodução)

A prefeitura da Santana do Riacho, cidade onde está localizada a Serra do Cipó, na região Central de Minas, decidiu fechar o comércio e as pousadas após a confirmação dos nove primeiros casos de Covid-19 no município. A partir desta segunda-feira (3), apenas atividades essenciais poderão funcionar de segunda a sexta-feira na cidade.

O decreto 050/PMSR/2020 foi publicado nesse domingo (2). De acordo com o documento, aos finais de semana, tudo deve permanecer fechado, exceto farmácias e postos de combustíveis. Bares e restaurantes poderão funcionar apenas por delivery. Hotéis e pousadas deverão remarcar diárias ou cancelar até a segunda ordem.

O prefeito André Ferreira Torres afirma que a medida se deve ao avanço da Covid-19 na cidade. O município, que até início de julho não havia registrado casos da doença, viu o número saltar para nove confirmados em apenas sete dias no fim do mês.

As pousadas e os restaurantes foram reabertos em Santana do Riacho no dia 10 de junho com restrições após ficarem fechados por mais de dois meses. Veja abaixo o vídeo com a avaliação do prefeito!

Aos fins de semana, todos os estabelecimentos, menos postos de combustível e farmácias, deverão ficar fechados, entre sexta-feira, às 19h, e segunda-feira, às 6h. Além disso, o decreto proíbe a realização de eventos religiosos com a presença de fiéis, como missas e cultos, e quaisquer tipos de aglomerações com mais de cinco pessoas.

Repercussão

Nas redes sociais, as pessoas repercutiram o decreto da cidade. Veja:

Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), nesta segunda-feira, o município segue com nove casos confirmados da doença e nenhum óbito. Em Minas Gerais, são 133.743 casos confirmados e 2.894 mortes pela Covid-19.

No dia 21 de agosto, Santana do Riacho passará a integrar o programa Minas Consciente, que é do governo estadual e visa estabelecer protocolos para funcionamento do comércio e outros serviços enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva da UOL.