Twitter estuda lançamento de versão paga e usuários ‘ressuscitam’ Orkut

twitter orkut
Revoltados com a possibilidade de ter que pagar pelo serviço, usuários já buscam outras alternativas (Reprodução/Pixabay/Orkut)

O universo das redes sociais ficou movimentado no início desta semana, após o CEO do Twitter, Jack Dorsey, comentar que o aplicativo avalia desenvolver uma versão paga para os usuários. O burburinho que a notícia gerou foi tanto que a possível atualização ficou entre os assuntos mais comentados da rede social e a internet chegou a “ressuscitar” uma outra rede antiga e queridinha dos brasileiros: o Orkut.

Tudo começou com uma enquete liberada pelo Twitter a um grupo restrito de usuários para apresentar as possibilidades que estão sendo cogitadas. “Imagine que o Twitter ofereça associação paga com ferramentas e recursos avançados. Vamos descrever alguns desses recursos. Qual deles você mais gostaria de ter?”, dizia o questionário.

A lista incluía diversas possibilidades, como a capacidade de postar textos de vídeos mais longos e de editar tuítes, a possibilidade de configurar respostas automáticas para menções e o acesso a um número maior de dados em ferramentas de análise, entre outros. A rede social esclareceu que não há garantia de que todos os recursos citados estejam na versão paga, já que é justamente a resposta do público que vai ajudar a definir os próximos passos.

‘Foi longe demais’

Apesar de nada ter sido oficialmente confirmado ainda, a novidade não caiu bem entre os usuários da rede social, que estão acostumados ao serviço gratuito. Desde ontem (3), são inúmeros os comentários de pessoas confusas com a proposta e defendendo que “não faz sentido” atualizar o aplicativo para uma versão paga.

“Se for para pagar para reclamar e falar que tô triste, eu pago uma terapia”, comentou uma usuária, enquanto outro já mandou um recado para a rede social vizinha: “Instagram, já cria aí um outro app para ser tipo um Twitter, caso fique pago…”. “Agora o capitalismo foi longe demais”, comentou um terceiro.

Orkut voltou?

Assim como o Instagram, várias outras redes sociais foram citadas como possíveis “refúgios” caso o Twitter comece a cobrar assinaturas dos usuários. E comentários como o do tuíte acima foram os que mais surgiram, relembrando uma velha conhecida dos brasileiros, que deixou muita gente chateada quando acabou, em 2014: o Orkut. Com a repercussão, a rede social chegou a “ressuscitar” nas lojas de aplicativos.

É que nos últimos dias, muita gente reparou que o Orkut voltou a aparecer em lojas como PlayStore e AppStore. Para quem ficou empolgado com a possibilidade, a notícia não é boa. A “versão” disponível não se trata da rede social original: a opção que aparece para os usuários é uma réplica criada por um fã brasileiro, que causou alvoroço na web quando foi lançada, no início deste ano (relembre aqui).

Na home do site do Orkut, o usuário é alertado que não há vínculo com o Google e nem com a extinta rede social. “Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social, pedimos desculpas mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”, diz trecho da mensagem inicial.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!