Governo de Minas antecipa pagamento de servidores em um dia

Cidade Administrativa
Servidores da saúde e segurança receberão o salário integral (Reprodução/Gil Leonardi/Imprensa MG)

O Governo de Minas antecipou o pagamento do salário dos servidores estaduais referente a julho para o quinto dia útil deste mês, 7 de agosto. A medida, que reflete o esforço Estado em regularizar as datas de pagamento do funcionalismo, foi anunciada pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (5).

Na sexta-feira (7), será depositado o salário integral dos servidores das áreas de Saúde e Segurança, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, e também a primeira parcela, no valor de R$ 2 mil, dos servidores das demais categorias. A previsão inicial era de que os valores fossem pagos no sábado (8), conforme anunciado na última semana. 

Além disso, o governador também anunciou a data da segunda parcela dos salários: o pagamento será no dia 21.

Dificuldades do estado

A situação de atrasos nos salários dos servidores estaduais acabou se agravando na pandemia. O Estado alega que a arrecadação caiu e as receitas para o governo se tornaram imprevisíveis. Em alguns momentos, o governador Romeu Zema (Novo-MG) chegou a afirmar que não teria recursos nem mesmo para o parcelamento dos pagamentos.

“Nunca passamos por um momento tão grave, com números negativos e vermelhos como estes. Não tem como tirar dinheiro de onde não tem. É uma situação inédita no estado, mas é o que está acontecendo”, disse em uma entrevista, em maio.

Minas tem contado com repasses do governo federal para regularizar a situação com os servidores, enquanto estuda outras soluções, como o parcelamento de salários para os servidores do Legislativo e do Judiciário (entenda a proposta aqui).

Com Agência Minas

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!