Vander Lee é homenageado pelo irmão em websérie sobre sambistas mineiros

cantor vander lee
(Almanaque do Samba/Divulgação)

Em 5 de agosto de 2016, o Brasil perdia uma dos artistas mais talentosos da nova safra da MPB (Música Popular Brasileira). Vander Lee teve uma parada cardíaca, após complicações em uma cirurgia de correção de infarto, deixando órfãos vários de seus fãs país afora. Mineiro de Belo Horizonte, ele recebe, quatro anos depois, uma homenagem do irmão Marcos Catarina, convidado do último episódio da websérie Sambista da Vez. O programa vai ao ar toda semana por meio do canal do YouTube do projeto Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais.

Filho do bamba José Delfino Catarina, marujo em Queluz de Minas, hoje Conselheiro Lafaiete, o cantor e compositor Marcos Catarina é o caçula de uma família musical. Dos sete filhos de dona Efigênia dos Santos Catarina, Vander Lee foi o que mais se destacou no panteão da MPB. Produziu 10 discos e três DVDs, e foi gravado por grandes nomes da MPB, como Gal Costa, Maria Bethânia, Elba Ramalho, entre outros.

Homenagem de Marcos Catarina ao irmão é o 25º episódio da websérie Sambista da Vez

No programa, Marcus Catarina fala das referências musicais, a vinda da família para a região da “Mutuca”, hoje bairro Olhos D’água, lembra da trajetória do irmão, desde o começo de apresentações nos bares (chegou a abrir shows do multi-artista Maurício Tizumba), a importância de Elza Soares na carreira do artista e a relação de “Vandeco do Cavaco” com o samba, que culminou na gravação de “Sambarroco”, disco de 2013 dirigido pelo violonista Thiago Delegado.

Marcos Catarina apresenta ainda três canções: Passional (Vander Lee), Livro de magia (Marcos Catarina e Vander Lee) e Galo e Cruzeiro (Vander Lee). Patrocinado pela MGS Participações, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a websérie Sambista da Vez terá 48 episódios.

Almanaque
Almanaquealmanaquedosamba@gmail.com

O Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais é um projeto patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2011/001/2017), que busca valorizar o samba no estado e os artistas mineiros. Tem um portal (www.almanaquedosamba.com.br) e um programa de rádio, que vai ao ar aos sábados, às 21 horas, pela Rádio Inconfidência (880AM). O conteúdo também pode ser acessado por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube).