Taxa de contágio da Covid-19 em Minas está abaixo de 1 e indica recuo

marcelo cabral joão pinho entrevista coletiva
O RT próximo a 1.0 indica que a pandemia não está crescendo exponencialmente (Reprodução/Rede Minas)

Da Agência Minas

A taxa de contágio (RT) da Covid-19 em Minas Gerais está em 0.93, o que, segundo a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), indica certo controle do cenário. O RT é uma medida instantânea que informa sobre o número médio de casos secundários que surgiram a partir de um caso primário infectado em determinado tempo.

O secretário de Estado Adjunto de Saúde Marcelo Cabral destacou, em coletiva virtual nesta sexta-feira (7), que a taxa é um dos indicadores considerados para a avaliação multimodal do estágio da pandemia no estado.

A taxa de transmissão menor que 1.0 indica recuo da pandemia. Próximo a 1.0, como é o caso de Minas neste momento, indica que a pandemia não está crescendo exponencialmente. “É importante destacar que o dinamismo da epidemia e os aprendizados reunidos até o momento também nos dão outras referências para que possamos analisar como se encontra a situação em determinada localidade”, afirma Cabral.

A avaliação multimodal realizada pela SES-MG contempla também, por exemplo, os números da doença no estado, o monitoramento diário da ocupação geral de leitos e o número da ocupação de leitos por pacientes com Covid-19.

Números

Até o momento, foram 147.323 casos confirmados da Covid-19 em Minas e 3.381 óbitos, sendo 77 confirmados nas últimas 24 horas. Em relação a esse último dado, Marcelo Cabral reforçou a importância do entendimento quanto à diferença entre o número de óbitos relativos à data de ocorrência e o número de óbitos relativo à data de confirmação pela SES (inserção da informação no boletim epidemiológico).

“Para analisarmos o cenário, é importante levar em consideração a data do óbito e não a data de sua confirmação. Dessa forma, seria inadequado se falar em recorde de óbitos nos últimos dias, baseando-se na data de inserção no boletim”, esclarece Cabral.

Reinfecção

Quanto ao possível caso de reinfecção por Covid-19 em Minas, o secretário adjunto da SES-MG explicou que, embora ainda não haja comprovações científicas satisfatórias sobre o tema, o surgimento de um possível caso no estado sempre receberá a devida investigação.

“Atualmente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG) investiga um caso, ainda não sendo possível, neste momento, afirmar tratar-se de uma reinfecção por Covid-19. Reforçamos que sempre que surge um caso novo, o mesmo é investigado, seja pelo nível central da SES, seja pela unidade regional de Saúde”, observa.

Mudanças

Após as alterações no Plano Minas Consciente, que orienta municípios sobre funcionamento de atividades a partir de critérios técnicos e epidemiológicos, o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, falou sobre as alterações no fluxo de adesão por parte das prefeituras.

“Antigamente, os municípios aderiam ao plano, seguindo integralmente as indicações, ou não aderiam. Após a revisão, além de decidir quanto à adesão, o município também irá identificar, a partir dos dados da macro e microrregião, qual posicionamento irá adotar”, explica João Pinho.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!